quinta-feira, 14 de agosto de 2008

VENEZUELA ACUSA OS EUA DE PROVOCAREM CRISE NA GEÓRGIA

Notícia da agência espanhola EFE postada há pouco (21h46) no portal UOL:

“Caracas, 14 ago (EFE) - O Governo da Venezuela comemorou hoje os "passos dados em favor do restabelecimento da paz na Ossétia do Sul", e acusou os Estados Unidos de terem "planejado, preparado e ordenado" o conflito na região.

Em comunicado, a Chancelaria venezuelana expressou que o Governo do presidente do país, Hugo Chávez, "acompanhou com preocupação" o conflito, "em particular o aumento de atos inaceitáveis de violência cometidos pelas tropas georgianas contra a população da Ossétia do Sul".

De acordo com Caracas, "a ofensiva militar desdobrada pela Geórgia na Ossétia do Sul, sem razão alguma (...) foi planejada, preparada e ordenada pelo Governo dos Estados Unidos".

Washington, "longe de promover o restabelecimento da paz na zona, deu-se à tarefa de estimular as agressões do Governo georgiano", indicou o comunicado oficial.

Segundo o Governo da Venezuela, "a comunidade internacional foi, uma vez mais, testemunha da recorrente política de desestabilização e incitação à violência que o império americano costuma pôr em prática em distintas regiões do planeta".

A Venezuela "observou que a Federação da Rússia, amparada nos acordos internacionais que legitimam a presença de suas forças de paz na Ossétia do Sul, atuou para preservar a vida da população local, assim como a de seus cidadãos", assinalou o comunicado de Chancelaria.

O Governo da Venezuela, "amante da paz e fervente defensor dos direitos humanos, defende que os passos dados conduzam a uma paz duradoura na Ossétia do Sul e em toda a região do cáucaso", acrescentou a nota oficial.

Além disso, o Executivo convidou ‘os países da Europa a não permitir que atores externos ponham em risco a estabilidade do continente europeu e a paz do mundo’.”

Nenhum comentário: