domingo, 31 de agosto de 2008

CRESCIMENTO DO PIB ESTE ANO PODE SUPERAR 5%

O Estadão publicou esta semana, em texto de Renata Veríssimo da Agência Estado, que a expectativa do MPOG é de o PIB brasileiro crescer mais de 5% este ano.

“O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, afirmou hoje que o País tem grandes chances de registrar um crescimento econômico acima de 5% em 2008. Com um crescimento acima de 5% nos anos de 2007 e 2008, o governo acredita que a elevação do Produto Interno Bruto (PIB) poderá chegar a 4,5% em 2009, apesar das projeções de mercado estarem abaixo de 4%.

"Este ano, temos grandes chances de ultrapassar a meta de 5%. E, para 2009, nós estamos apostando em 4,5%. É bom lembrar que tivemos um crescimento de 5,4% em 2007 e podemos ultrapassar perfeitamente os 5% este ano. Portanto,4,5% sobre essa base de dois anos de expansão acima de 5% é um crescimento muito importante. Por isso, estamos muito otimistas", declarou o ministro, ao chegar ao Ministério da Fazenda para participar da reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN).

Ao encaminhar ontem ao Congresso Nacional a proposta de Lei Orçamentária para 2009, o governo utilizou como um dos parâmetros econômicos a estimativa de crescimento do PIB de 4,5% em 2009. Bernardo comentou a previsão, também incluída no Orçamento, de uma inflação, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), dentro do centro da meta, que é de 4,5%. "Estamos convencidos de que a inflação tem todas as condições de convergir para a meta em 2009. O ministro Meirelles (o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles) tem dito, repetidas vezes, que nós queremos buscar a meta de 4,5% em 2009", afirmou o ministro do Planejamento.”

Nenhum comentário: