segunda-feira, 14 de abril de 2008

O BRASIL DESCOBRE A MAIOR RESERVA DE PETRÓLEO DO MUNDO, DOS ÚLTIMOS 30 ANOS

A “Folha Online publicou esta tarde uma impactante notícia. Trata-se da maior descoberta de reserva de petróleo feita no mundo nos últimos 30 anos. Seria, também, o terceiro maior campo do mundo na atualidade. É algo do Oriente Médio.

Transcrevo a notícia da Folha:

Bloco ‘Carioca’ seria até 5 vezes maior que ‘Tupi’, diz diretor da ANP

“O diretor-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo), Haroldo Lima, disse nesta segunda-feira que o bloco BM-S-9, conhecido como Carioca, seria cinco vezes maior que o megacampo de Tupi, com reservas em torno de 33 bilhões de boe (barris de óleo equivalente).

Lima ressaltou que as informações são "oficiosas", mas oriundas de canais da Petrobras. O BM-S-9 é operado pelo consórcio Petrobras, que tem 45% do campo, a British Gas, com 30%, e Repsol, com 25%.

"Seria a maior descoberta feita no mundo nos últimos 30 anos e seria também o terceiro maior campo do mundo na atualidade. É algo do Oriente Médio, mas nada está confirmado", afirmou Lima, referindo-se à região do planeta que tem as maiores reservas do mundo.

O diretor da ANP, que participou do 4º Seminário de Petróleo e Gás Natural promovido pela FGV, no Rio, explicou que o BM-S-9 fica a oeste de Tupi (BM-S-11), na Bacia de Santos.

Outra grande descoberta da Petrobras, o campo de Júpiter (BM-S-24) também fica na zona de influência do 'Carioca'. Eles ficam sob uma extensa camada de sal localizada até a 5.000 metros de profundidade.

Anunciado em novembro do ano passado, o megacampo de Tupi tem uma reserva estimada pela Petrobras entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo, sendo considerado uma das maiores descobertas de petróleo do mundo dos últimos sete anos.

Para termos de comparação, as reservas provadas de petróleo e gás natural da Petrobras no Brasil ficaram em 13,920 bilhões boe (barris de óleo equivalente) em 2007, segundo o critério adotado pela ANP.

O Brasil ocupava até hoje [antes de 'Tupi' e 'Carioca'] o 17º lugar no ranking de países com maiores reservas de petróleo.”

2 comentários:

Jurandir Paulo disse...

E vergonhoso o tratamento da mídia a notícia. Em vez de correrem para desvandar o tamanho da descoberta, ficaram condenando a informação dada por Horaldo Lima, o acusando de especular com as bolsas. Vai torcer contra lá na casa da mãe Joana...

Unknown disse...

Concordo com você. Tudo que seja bom para o Brasil e que ocorra por conta do governo Lula será omitido, depreciado ou deturpado pela mídia. É a luta cada vez mais acirrada e sórdida pela volta ao poder dos tucanopefelentos, por tudo que eles já fizeram e vão fazer em prol dos grandes interesses estrangeiros, especialmente os norte-americanos.
Maria Tereza