domingo, 15 de maio de 2011

CONFESSADO O QUE TODOS JÁ SABIAM: “GOVERNO BLAIR FORJOU DOSSIÊ SOBRE ARMAS NO IRAQUE 'PARA JUSTIFICAR A GUERRA'”



“LONDRES - O agente do alto escalão da inteligência britânica e ex-porta-voz de Tony Blair, general Michael Laurie, afirmou na quarta-feira (11) que o dossiê sobre o programa de armas de destruição em massa do Iraque foi elaborado para "para justificar a guerra". O oficial relatou que foi pressionado para encontrar evidências que embasassem a ação militar britânica no país.

O inquérito sobre a guerra no Iraque divulgou uma carta em que Laurie contradiz o testemunho dado por Alistair Campbell, diretor de comunicações do governo Blair. Campbell havia afirmado, em depoimento, que o dossiê sobre o governo de Saddam Hussein era uma explicação para as preocupações de Blair e "não uma justificativa para guerra".

"Sabíamos na ocasião que o propósito do dossiê era especificamente justificar a guerra, em vez de levantar as informações disponíveis, e disto tirar o melhor proveito de informações escassas e inconclusivas", disse Laurie, que era diretor-geral de inteligência do Ministério da Defesa entre 2002 e 2003.

"Eu não tinha dúvida na época que isso era o propósito exato e estas palavras foram ditas" - completou.

Segundo Laurie, oficiais de inteligência não encontraram qualquer evidência de aviões, mísseis ou equipamentos relacionados a armas de destruição em massa, e concluíram que os artefatos [se tivessem existido] teriam sido destruídos, enterrados ou removidos do Iraque.

"Durante a elaboração do dossiê final, cada fato foi trabalhado para que parecesse o mais forte possível. As declarações finais, indo além das avaliações de inteligência, normalmente destacava tais fatos", disse o oficial.

"Era claro para mim que havia direcionamento e pressão sendo aplicadas", acrescentou.”

FONTE: publicado no jornal O GLOBO e transcrito no blog do Noblat (http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/05/12/dossie-sobre-armas-no-iraque-foi-elaborado-para-justificar-guerra-diz-oficial-britanico-924443994.asp#ixzz1MCeCDLb5) [imagens do Google adicionadas por este blog].

Nenhum comentário: