domingo, 1 de maio de 2011

O QUE FALTA PARA O PLENO EMPREGO? EDUCAÇÃO, ORA…


Por Brizola Neto

“Foi mais que providencial o lançamento, quinta-feira, do Programa Nacional de Ensino Técnico, o PRONATEC, pela Presidenta Dilma Rousseff. E, coincidentemente, a publicação de um estudo do IPEA que analisa a relação entre emprego, experiência e qualificação profissionais.

Dilma afirmou que o Brasil está, hoje, próximo ”do pleno emprego” e enfrenta “grande demanda de mão de obra qualificada”. Em alguns casos, disse ele, ”falta mão de obra qualificada, em outros, sobra mão de obra sem a qualificação necessária”.

O estudo do IPEA dá números concretos a essa afirmação da Presidente: para o estoque de desempregados estimado em 7,3 milhões de trabalhadores, “somente 2 milhões (27%) tendem a apresentar qualificação e experiência profissional, enquanto dos 1,5 milhão de novos ingressantes no mercado de trabalho, estima-se que apenas 762 mil (51%) devam possuir qualificação e experiência profissional para o pronto exercício do trabalho”.

E, de outro lado, São Paulo e a Região Sul deverão apresentar déficits de mão de obra com qualificação, sobretudo na indústria.

O sistema de capacitação profissional brasileiro já não corresponde às necessidades do país e às dimensões de nossa economia”.

É absoluta verdade. Embora seja vital administrar a emergência das pessoas que já integram a população economicamente ativa com cursos rápidos, que possam ser quase simultâneos à sua alocação ou realocação ao mercado de trabalho, não podemos mais ter um sistema de ensino profissional fundado na “emergência”.

Não se pode pensar em educação técnica dissociada de formação geral, porque precisamos de algo muito além de “adestramento” profissional. É a economia moderna que pede essa base, para que sobre ela possam vir a inovação, a criatividade e a modernização da produção e do trabalho.

É animador que o programa tenha foco nos investimentos em ampliação da rede de escolas técnicas –e sua ampliação para o mundo virtual– e contemple a formação de profissionais de alto nível, com as 75 mil bolsas de extensão no estrangeiro, naturalmente com compromissos de multiplicação aqui do conhecimento absorvido.

E o “Tijolaço”, claro, não pode tratar desse tema sem bater na sua tecla: o Rio de Janeiro tem de ganhar uma Escola Técnica de Petróleo e Gás. A cadeia produtiva do petróleo –além da extração e do refino, propriamente, a indústria naval, a de máquinas e equipamentos, os serviços correlatos à operação das plataformas– vai, literalmente, devorar mão de obra qualificada.

Temos conhecimento acumulado na Petrobras e nas universidades para fazer deslanchar isso rapidamente. E recurso, nos roylaties e no Fundo Social do Pré-sal, para bancar este esforço.

Vale o que Dilma falou, ao lançar o PRONATEC: “nosso país aprendeu a se respeitar e a se fazer respeitar internacionalmente ”e será do tamanho daquilo que cada um de nós fizermos por ele”.

Façamos, e já.”

FONTE: escrito por Brizola Neto e publicado no seu blog “Tijolaço” (http://www.tijolaco.com/o-que-falta-para-o-pleno-emprego-educacao-ora/)

Nenhum comentário: