quarta-feira, 4 de maio de 2011

PARA ONDE VAI O BRASIL MENOS DESIGUAL DE TODA A SUA HISTÓRIA?


“Ao final do ciclo Lula, o Brasil atingiu a menor taxa de desigualdade de sua história: a pobreza no país diminuiu em 50,64% entre dezembro de 2002 e dezembro de 2010.

Todos os segmentos de renda e todas as regiões nacionais ganharam nos oito anos de governo petista. Mas os pobres ganharam mais, diz a FGV, num estudo divulgado na 3ª feira.

FATOS:

a) entre os 20% mais ricos da população, a renda obtida de todas as fontes cresceu 8,8% e a escolaridade, 8,12%;

b) já entre os 20% mais pobres, os saltos foram, respectivamente, de 49,52% e 55,59%;

c) o estado mais pobre do país, o Maranhão, teve ganho de 46% na renda;

d) São Paulo, o mais rico, 7,2%;

e) o Nordeste registrou ganho de 42%; o Sudeste rico, 16%.

Não, não nasceu uma nova ‘classe', mas os oprimidos de sempre começaram a ter acessos a direitos mínimos. O que resultará desse movimento inconcluso?

Nenhuma sociologia estatística pode confinar em números os desdobramentos subjetivos de um processo dessa abrangência, mais tangível na esfera do consumo, mas dificilmente limitado a ela. Que tendências predominarão no espectro político desses protagonistas? Depende da capacidade dos partidos e movimentos sociais captarem seus anseios, transformando-os em respostas historicamente convincentes e consequentes.

A história se faz a partir das circunstâncias, mas estas envolvem escolhas. A ver.”

FONTE: cabeçalho do site “Carta Maior” desta 4º feira, 04/05/2011 (http://www.cartamaior.com.br/templates/index.cfm) [imagem do Google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: