segunda-feira, 2 de maio de 2011

A BOLÍVIA E A SUA SAÍDA PARA O MAR TOMADA PELO CHILE


POLÍTICOS CHILENOS APOIAM DEMANDA DA BOLÍVIA DE SAÍDA PARA O MAR

“Líderes de partidos políticos chilenos participantes do “Dia do Direito da Recuperação Marítima”, em La Paz, confirmaram, no sábado (30), o respaldo à demanda boliviana de acesso soberano ao Oceano Pacífico, arrebatado em uma guerra do século 19.

Segundo o vice-presidente do Partido Humanista do Chile, Cristian Pozo, a reivindicação marítima da Bolívia é tema de necessidade humana.

Pozo explicou que sua organização tem estado em contato com esse tema desde 1984 e considerou que a Bolívia precisa ter essa saída soberana ao mar, porque é uma causa justa.

Destacou a aproximação, ao redor dessa demanda, de outros partidos de esquerda e agrupamentos culturais e sociais.

Ademais, disse que respeita a decisão do presidente Evo Morales, anunciada no passado 23 de março, de ir a tribunais internacionais.

APOIO

Por sua vez, a encarregada de Relações Exteriores do Partido Progressista do Chile, Lesly Nicols, disse que [chilenos] sempre apoiaram a Bolívia para que encontre solução ao conflito marítimo.

Em guerra com Chile em 1879, a Bolívia perdeu 400 quilômetros lineares de litoral e 120 mil quilômetros quadrados de território.

O presidente da Partido Igualdade, da Bolívia, Alexis Parada, afirmou que os chilenos [povo] não podem dizer que “ganharam a guerra”, porque são as classes dominantes as que ganham guerras, em benefício de seus interesses econômicos.

Também, se comprometeu a desenvolver todos os esforços necessários para explicar ao povo chileno sobre a necessidade de uma saída ao mar para Bolívia.

"Nossos povos têm que compartilhar nossas riquezas, nossos mares e nossa dignidade", disse.

Em o ato nacional pelo “Dia do Direito da Recuperação do Mar”, o presidente Evo Morales afirmou que tem esperança de resolver o problema com as atuais autoridades de Santiago, mas que confia mais nas forças sociais, nos indígenas do vizinho país.”

FONTE: publicado no site da agência latino-americana de notícias “Prensa Latina”, com sede em Havana, Cuba, e com 28 escritórios no mundo. Transcrito no portal “Vermelho” (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=153114&id_secao=7) [imagem do Google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: