terça-feira, 3 de maio de 2011

O “ENTERRO” NO MAR...


O "ENTERRO SECRETO" NO MAR ACRESCENTA MISTÉRIO À VIDA DE BIN LADEN

Por Craig Whitlock, William Wan and Greg Miller, no “Washington Post”

“O lugar de descanso final de Osama Bin Laden parece destinado a ficar em segredo absoluto, assim como os lugares onde ele passou a última década.

Horas depois de ele ser morto em tiroteio no Paquistão com SEALs da Marinha dos Estados Unidos, o corpo de Bin Laden foi levado para o Afeganistão para ser identificado e, em seguida, transportado "para o mar".

Lá, segundo oficiais dos Estados Unidos, o corpo de um dos planejadores terroristas mais temidos foi descartado “de acordo com a tradição islâmica”.

Mas as autoridades se negaram a dar qualquer pista sobre o local marítimo para o qual os restos mortais foram levados ou a detalhar quais dos muitos ritos e rituais muçulmanos foram seguidos.

No mínimo, a rápida disposição do corpo de Bin Laden aderiu à tradição muçulmana de enterro nas próximas 24 horas depois da morte. Submergir o corpo no mar também evita o estabelecimento de túmulo que poderia servir de ponto de atração para seus seguidores. Poderia evitar discussões sobre a custódia do corpo ou acusações de desrespeito religioso.

Bin Laden tinha previsto, por muitos anos, que morreria como “mártir” de sua causa, e tinha instruído seguidores a matá-lo, para evitar que ele caísse vivo nas mãos de inimigos.

Permanece incerto se ele foi morto por projéteis americanos ou por fogo amigo.

O sumiço dele resolveu problemas imediatos para autoridades dos Estados Unidos, que há muito debatiam o que fariam se Bin Laden fosse capturado com vida. Colocá-lo em julgamento, algumas autoridades temiam, daria a ele nova plataforma global para ampliar sua mensagem [e os temidos (pelos EUA) fatos verdadeiros poderiam vir à tona]. Da mesma forma, trancá-lo para o resto da vida poderia apenas reforçar sua importância como figura inspiradora de radicais islâmicos.

Em vez disso, o presidente Obama anunciou, na noite de domingo, que Bin Laden estava morto. Notícias sobre o "enterro no mar" vieram horas depois. O governo dos Estados Unidos não divulgou qualquer fotografia ou prova visual para confirmar a morte, embora algumas agências tenham noticiado que autoridades do governo Obama teriam verificado sua identidade através de provas de DNA.

Analistas previam que a AL-Qaeda, em breve, confirmaria a morte de Bin Laden, como a rede faz costumeiramente depois da morte de seus maiores líderes. Eles disseram que, provavelmente, Bin Laden gravou mensagem de vídeo ou áudio que seria divulgada.

Enterros no mar são altamente incomuns entre muçulmanos, disseram especialistas. Eles normalmente ocorrem somente se alguém morre durante a viagem, para evitar a decomposição a bordo, ou se houver medo de que o corpo poderia ser desenterrado ou mutilado se enterrado em terra.

Ebrahim Moosa, professor de estudos islâmicos na Duke University, disse que enterrar Bin Laden no mar “parece ter sido basicamente uma decisão política”. O “Wall Street Journal” noticiou que o governo dos Estados Unidos pediu à Arábia Saudita, onde Bin Laden nasceu, para ficar com o corpo, mas o governo saudita rejeitou. ”Você com certeza não vai enterrá-lo em solo americano”, Moosa disse. “E muitos países não aceitariam receber o corpo”.

A questão-chave, Moosa disse, é se a estratégia dos Estados Unidos, do enterro no mar, vai funcionar para reduzir o potencial de Bin Laden como figura de culto.

Eu não acredito, necessariamente, que o enterro no mar tem vantagens. Porque não há túmulo, não há definição, poderia funcionar para encorajar teorias conspiratórias de que ele continua vivo”, Moosa disse. “Não acho que negue completamente a ideia de Bin Laden como figura de culto”.

A maioria dos enterros no mar é feita com o envolvimento do corpo em uma bandeira ou manto e, em seguida, com a colocação do corpo na água com pesos amarrados aos pés, numa localização em que ele não seja consumido rapidamente por predadores.

Para aderir à tradição islâmica, autoridades dos Estados Unidos deveriam seguir regras estritas para o manejo dos restos de Bin Laden. O corpo precisa ser lavado ritualmente três vezes por integrantes da família, se estiverem presentes. Orações são feitas e o corpo é enterrado, preferivelmente antes do por-do-sol dos próximos dois dias. Enterro antes de 24 horas é comum, mas não é uma regra.

Tem de ser a família” a lavar o corpo, explicou Nasser Saleh, um trabalhador funerário do “Aden Funeral Services” de Woodbridge, Virgínia, um subúrbio de Washington. “É um sinal de amor e respeito. Você lava o corpo para purificar a pessoa e para torná-lo apresentável ao criador”.

Depois de lavar o corpo, ele geralmente é envolvido por três pedaços de tecido. Pelo menos, um deles deve ser branco e cobrir todo o corpo. Um buraco, algumas vezes, é aberto no topo do lençol para deixar a cabeça visível. O ritual governa, até mesmo, o número de nós no lençol e a forma como ele é amarrado. A direção da cabeça também é importante. Precisa ficar com a face voltada para o lugar sagrado de Meca quando chega à posição final.

Orações são ditas durante a lavagem do corpo. Orações são feitas depois. E quando o enterro é em terra, quando o corpo é colocado na sepultura, os presentes pegam um punhado de terra e atiram no túmulo, recitando um verso do Alcorão: “Desta terra nós o criamos, a esta terra nós o retornamos”.

Uma alta autoridade do governo Obama que deu informações a repórteres na segunda-feira disse que os rituais relevantes foram seguidos [pelos "Marines"?] na medida do possível, mas não entrou em detalhes.

Garantimos que o corpo foi manuseado de acordo com a prática e a tradição islâmica”, a autoridade disse. “É algo que levamos muito a sério. Foi manuseado [pelos soldados] da forma apropriada”.

PS do portal "Viomundo": "Francamente, parece um texto cômico.”

FONTE: escrito por Craig Whitlock, William Wan e Greg Miller, no “Washington Post”. Karen DeYoung contribuiu para o texto. Transcrito no portal “Viomundo” (http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/o-enterro-no-mar.html) [imagem do Google e trechos entre colchetes adicionados por este blog].

Nenhum comentário: