segunda-feira, 16 de maio de 2011

OS INIMIGOS DE SEMPRE DA PETROBRAS

Quis criar liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás e, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma.” Getúlio Vargas, na Carta-Testamento, 24 de agosto de 1954

OS INIMIGOS DA PETROBRAS SÃO OS INIMIGOS DO BRASIL

Por Brizola Neto

“Escrevi o post sobre o resultado recorde da Petrobras antes de ler os jornais de domingo. E fiquei impressionado com a quantidade de ódio e de despeito que a elite brasileira destila, através de sua mídia, contra a maior e mais importante empresa brasileira. No momento em que ela atinge os maiores lucros da história, em que acumula sucesso após sucesso e, até, mostra na prática sua utilidade para a regulação da cadeia –privada– da comercialização de combustíveis (a ANP e nada, nesta crise, foram o mesmo), só o que se vê é manipulação e inveja por parte dos jornais.

Vou colecionar alguns títulos de matérias publicadas domingo no Estadão: “Investimentos da Petrobrás caem 11% no 1º tri e somam R$ 15,87 bi”; “Custo de extração sobe 10,6%, para US$ 11,38 por barril”; “Balança comercial da Petrobrás sai do positivo para o negativo no 1º tri”; “Petrobrás adia anúncio do plano de investimentos”.

O Globo segue a mesma linha, com menos vigor e a Folha só range os dentes. Prefere aunciar novo caos no abastecimento de etanol para dezembro.

Não é de hoje, como mostra a citação de Vargas, que a Petrobras é o alvo político das forças que só entendem o Brasil como colônia. Não perdoam o fato de que Fernando Henrique não tenha conseguido abrir mais completamente o setor de petróleo para as multinacionais. Não porque não o quisesse, é claro, mas porque a surda resistência da consciência brasileira e a própria força econômica e capacidade técnica da empresa –que enfrentou nos leilões, como pôde, a entrada das multis– impediu que ela tivesse o destino da Vale, que sangrou na terra as riquezas do país sob os aplausos de mídia colonialista.

Eles são e serão assim, atacando cada vez com mais vigor –e servindo-se de qualquer expediente para isso– o grande patrimônio nacional que ela, e as jazidas de petróleo contidas em nosso solo e nosso mar, representa.

Não será possível repelir estes ataques se não houver vigor. A empresa e o governo devem sair de uma postura tímida e mostrar como e por que nossa política para o petróleo é vital para nosso sonho –e direito– à soberania nacional.

Porque agora, como há 60 anos com Vargas, os inimigos da Petrobras são os inimigos de um Brasil independente, rico, autônomo.

A própria Presidente Dilma, logo, terá de ser a líder deste enfrentamento, como foi indispensável que Lula, antes, tomasse a frente do movimento de afirmação da Petrobras.”

FONTE: escrito por Brizola Neto em seu blog “Tijolaço” (http://www.tijolaco.com/os-inimigos-da-petrobras-sao-os-inimigos-do-brasil/).

Nenhum comentário: