quarta-feira, 4 de maio de 2011

VENDA DE CARROS BATE RECORDE EM ABRIL


MONTADORAS TÊM O MELHOR RESULTADO PARA MÊS DE ABRIL E AUMENTAM CONTRATAÇÕES

“As vendas de veículos no mês passado caíram 5,5% na comparação com março, mas ainda assim foi o melhor abril da história, com 289,2 mil unidades negociadas. A média diária de vendas subiu 4,4%.

Abril teve 19 dias úteis e março, 21, o que mostra mercado ainda aquecido, mesmo que em ritmo mais lento, apesar das medidas de contenção de crédito anunciadas pelo governo federal desde o fim do ano passado.

Em relação a abril de 2010, as vendas aumentaram 4%. No ano, os licenciamentos somam 1.114,4 milhão de veículos, recorde para o período, com alta de 4,5% em relação ao primeiro quadrimestre de 2010. Desse total, 1,05 milhão são automóveis e comerciais leves, segmento que teve elevação de 3,7% nos negócios. A tendência, na avaliação de analistas, é de estabilização de vendas nos próximos meses.

Com o mercado interno ainda em crescimento e as exportações em lenta recuperação, a indústria automobilística contratou no primeiro trimestre 3,5 mil trabalhadores e encerrou março com 139,5 mil funcionários. O quadro só é inferior ao de 1989, quando as montadoras empregavam 143,6 mil pessoas.

VAGAS

Na semana passada, a General Motors anunciou 250 contratações para a fábrica de São José dos Campos (SP), segundo o sindicato dos metalúrgicos local. Em março, a empresa já havia aberto 1,5 mil novas vagas para criar o terceiro turno de trabalho na fábrica de São Caetano do Sul, no ABC paulista.

Esse cenário também tem levado os trabalhadores a exigirem mais benefícios.

DISPUTA

"Há uma briga voraz no mercado para manter participação e as empresas seguem com várias ofertas, o que justifica as vendas atuais", diz o diretor da consultoria ADK, Paulo Roberto Garbossa. Para ele, nos próximos meses as vendas devem se estabilizar entre 250 mil a 280 mil unidades.

Na opinião do economista Ayrton Fontes, da “MSantos”, que assessora lojas de varejo de veículos, as montadoras também estão promovendo campanhas de vendas junto a frotistas. Ele afirma já ver "esgotamento do poder de compra dos consumidores endividados no início do ano, cujo reflexo se vai fazer sentir a partir de agora".

A briga das marcas levou à mudança na lista de vendas nos últimos dias do mês [de abril]. Até quinta-feira passada, a GM aparecia em segundo lugar no ranking, mas perdeu a posição para a Volkswagen, que licenciou 52,1 mil automóveis e comerciais leves, ante 51,4 mil da concorrente. Disputa semelhante foi travada entre os modelos Gol, da Volkswagen, e Uno, da Fiat. O primeiro vendeu 22,3 mil unidades e o segundo, 22,1 mil, segundo dados preliminares do mercado.

A Fiat manteve a liderança no mês, com 60,4 mil veículos comercializados, e no ano, com 232,4 mil, ou 22,1% do total vendido. A Volkswagen encerrou o quadrimestre com participação de 20,9%, seguida por GM, com 18,5% e Ford, com 9,7%.

Na sexta-feira, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) vai divulgar dados de produção, exportação e emprego.”

FONTE: reportagem de Cleide Silva, do “O Estado de S.Paulo”  (http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,venda-de-carros-bate-recorde-em-abril,not_65149,0.htm), transcrita no blog do Noblat (http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2011/05/03/venda-de-carros-bate-recorde-em-abril-378103.asp)
[imagem do Google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: