domingo, 16 de junho de 2013

ELES TÊM A MEMÓRIA CURTA? CURTÍSSIMA!

Por Fernando Brito

“Quinta-feira, o ex-presidente Lula ironizou a turma que está fazendo terrorismo inflacionário:

— “É muito engraçado porque algumas pessoas querem ter memória curta. Eu estava dentro de uma fábrica, e não faz muito tempo, quando a inflação era 80% ao mês. Hoje você tem uma inflação de 5,8% ao ano. E aqueles que foram responsáveis pela inflação a 80% ao mês estão incomodados com a inflação a 5,8% ao ano”.

Mas presidente, não é só com a inflação que a memória tucano-midiática encolhe, não.

Sexta-feira, “O Globo” veio com outro terror antigo, o “risco Brasil”.


Aí, então, para ajudar a esticar as lembranças do pessoal da memória curta, fui buscar o gráfico, que reproduzo aí em cima, da variação do índice EMBI+, conhecido como “risco-país”, que avalia quantos pontos (cada ponto é 0,01%) a mais um país paga de juros por seus títulos mundiais que os papéis dos EUA. Assim, cada 100 pontos correspondem a pagar 1% a mais de juros que os papéis americanos.

Não é preciso comentar nada, não é?

Será que tem um período mais assustador, em matéria de “risco-país”, que o de FHC/PSDB?

Mesmo na era Lula, esse indicador já foi imensamente maior do que é hoje.

E esta subida não é um fenômeno brasileiro, mas se reflete em todo o mundo, com a perspectiva de aumentar a taxa de juros americana, agora que, mal e mal, parece estar havendo alguma reação na economia deles.”


FONTE: escrito por Fernando Brito em seu blog “Tijolaço” (http://www.tijolaco.com.br/index.php/eles-tem-a-memoria-curta-curtissima/).

Nenhum comentário: