sexta-feira, 1 de maio de 2009

LULA CHAMA DE IRRESPONSÁVEL PROPAGANDA DO PPS SOBRE POUPANÇA

Li hoje no site “vermelho”:

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como irresponsável a propaganda política do PPS em rádio e TV sobre as mudanças em estudo para as cadernetas de poupança.

No horário eleitoral, o PPS sugere que o atual governo fará mudanças na poupança semelhantes ao confisco de depósitos bancários realizado pelo governo do ex-presidente Fernando Collor de Mello na década de 1990.

"Fico muito preocupado quando as pessoas começam a brincar com a economia. Teve um partido político que teve uma atitude insana, mentirosa e de irresponsabilidade total ao dizer que o governo brasileiro iria mexer na poupança", disse Lula a jornalistas, sem citar a legenda.

Lula admitiu que a equipe econômica está estudando alterações na fórmula de remuneração da poupança.

"O povo brasileiro me conhece, sabe do meu comportamento e das minhas atitudes e sabe que eu jamais iria tomar qualquer medida que pudesse prejudicar as pessoas que investem em poupança, que não é nem investimento. A poupança é apenas uma garantia de não desvalorização do dinheiro".

A mudança estudada pelo governo está associada à trajetória declinante da taxa de juros básica da economia (Selic) que torna o investimento em títulos públicos menos interessante para os grandes fundos. Desta forma, grandes investidores poderiam migrar para as cadernetas de poupança.

PT entrou com representação no TSE

Na semana passada, a assessoria jurídica do PT encaminhou um questionamento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre as inserções do PPS. "Ao manipular informações com o objetivo de alarmar as pessoas, o PPS age como uma sublegenda dos neoliberais tucanos e a serviço do governador de São Paulo, José Serra. O PPS utiliza de forma indevida o horário partidário no rádio e televisão para espalhar o pânico" disse na ocasião o presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP).

Ele também criticou a gestão do ex-senador Roberto Freire (PE), atual presidente da legenda. Segundo Berzoini, o PPS está manipulando informações. "A utilização do horário eleitoral de modo indevido prejudica uma conquista democrática. É inadmissível que o PPS utilize o espaço reservado aos partidos como está fazendo, manipulando informações", disse o presidente do PT.”

Nenhum comentário: