quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

PETROBRAS ACHA MAIS PETRÓLEO NO NORDESTE, AGORA NO RIO GRANDE DO NORTE


Por Fernando Brito

“O anúncio feito pela Petrobras, no início da noite de terça-feira, de que descobriu petróleo pela primeira vez em águas profundas na Bacia do Rio Grande do Norte (que abrange também o lado leste do litoral cearense), embora tenha sido vago e impreciso sobre o potencial encontrado, levanta enormes expectativas.

A “Bacia Potiguar”, como é conhecida, corresponde, no litoral africano – de onde se separou há 200 milhões de anos, à plataforma continental da Nigéria, onde foram descobertas, a partir do ano 2000, grandes acumulações de petróleo leve e com baixo teor de enxofre.
Como boa parte das jazidas de grande profundidade (essa se situa a cerca de 4 km abaixo do nível do mar) se formaram exatamente no processo de separação dos continentes, ao longo da “rachadura” a partir dos quais os continentes se separaram, muitos acreditam que haverá grande correspondência entre os resultados da prospecção petrolífera aqui e o que é encontrado no litoral africano.

O “campo de Pitu”, como é conhecida a área da descoberta, é um dos quatro que estão sendo prospectados nos blocos 16 e 17 da “Bacia Potiguar”, explorados por um consórcio formado pela Petrobras, a inglesa BP e a portuguesa Petrogal. Os outros são “Ararazul”, “Cajá” e “Papagaio”.

O petróleo no Rio Grande do Norte, até agora, só era explorado em quantidades modestas, apenas em terra e em águas rasas, com campos maduros, com produção já declinante.

A nova descoberta, no mínimo, deve ser capaz de fazer a estrutura petroleira potiguar seguir funcionando.

E, no máximo, ainda é cedo para dizer de lá o que se diz de Sergipe: ‘uma nova grande província petrolífera’."

FONTE: escrito por Fernando Brito em seu blog “Tijolaço”  (http://tijolaco.com.br/blog/?p=11660).

COMPLEMENTAÇÃO

DESCOBERTA PRIMEIRA ACUMULAÇÃO DE PETRÓLEO EM ÁGUAS PROFUNDAS DA BACIA POTIGUAR



Do blog “Fatos e Dados”, da Petrobras:

“Leia nosso comunicado, enviado na terça-feira (17/12), sobre descoberta na Bacia Potiguar:

“A Petrobras comunica a descoberta de uma acumulação de petróleo na concessão BM-POT-17, a primeira em águas profundas da Bacia Potiguar, na sua porção localizada no estado do Rio Grande do Norte.

A descoberta ocorreu durante a perfuração do poço 1-BRS-A-1205-RNS (1-RNS-158), informalmente conhecido como “Pitu”, em profundidade de água de 1.731 metros e localizado a cerca de 55 km da costa do estado do Rio Grande do Norte.

O intervalo portador de petróleo líquido foi constatado por meio de perfis e amostragens de fluido que serão caracterizados por análise de laboratório. O poço ainda está sendo perfurado a uma profundidade de 4.197 metros e a perfuração prosseguirá até 5.028 metros.

A Petrobras é a operadora da concessão BM-POT-17, com 80% de participação, em consórcio com a empresa “Petrogal Brasil S.A.”, que detém 20%.

Em decorrência de processo de “Farm-out”, em andamento, e depois de obtida a aprovação da “Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis” (ANP), a “BP Energy do Brasil Ltda” passará a atuar como concessionária e as participações das consorciadas no BM-POT-17 serão: Petrobras (40%), BP Energy do Brasil Ltda (40%) e Petrogal Brasil S.A (20%).

O consórcio dará continuidade às operações para concluir o projeto de perfuração do poço até a profundidade prevista, verificar a extensão da nova descoberta e caracterizar as condições dos reservatórios encontrados.”

FONTE: blog “Fatos e Dados”, da Petrobras   (http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2013/12/17/descoberta-primeira-acumulacao-de-petroleo-em-aguas-profundas-da-bacia-potiguar-no-rio-grande-do-norte/).

Nenhum comentário: