quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

EMBRAER ENTREGA AVIÃO IPANEMA DE NÚMERO 1,3 MIL

Aeronave tradicional é fabricada de forma ininterrupta há mais de 40 anos

“O avião agrícola Ipanema, fabricado pela Embraer em Botucatu, região de Sorocaba, atingiu na segunda-feira, 16, a marca de 1,3 mil unidades entregues.

A aeronave comemorativa é a oitava adquirida pela “Fort Aviação Agrícola” desde 2007, quando essa empresa começou a operar na região de Rio Verde, polo agrícola do interior de Goiás. O Ipanema é fabricado de forma ininterrupta há mais de 40 anos.

Em 2012, a Embraer produziu e entregou 66 aeronaves para cliente do Brasil e dos países da América Latina, 12% a mais que no ano anterior. A previsão para este ano é de que sejam entregues 70 aeronaves. O avião é usado, principalmente, para a pulverização de fertilizantes e defensivos nas lavouras, mas também pode ser utilizado para espalhar sementes e combater incêndios florestais.

De acordo com o gerente comercial da Embraer para o Ipanema, a perpetuidade do modelo se deve à sua confiabilidade e eficiência. "Ao longo dos anos, melhorias e avanços foram incorporados levando em conta as necessidades e demandas dos clientes, o que tem assegurado à aeronave a liderança no mercado em que atua."


O Ipanema foi a primeira aeronave produzida em série no mundo a sair de fábrica certificada para voar com etanol, mesmo combustível usado em automóveis. O modelo movido a álcool hidratado está disponível desde 2005. Hoje, cerca de 40% da frota em operação é movida a etanol e 80% dos novos aviões são vendidos com essa configuração.”

FONTE: jornal “O Estado de São Paulo”. Transcrito no portal da FAB  (http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?page=notimp).

Nenhum comentário: