quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

2013, O ANO DAS GRANDES DERROTAS


Pintura de Basquiat

[OBS deste blog ‘democracia&política sobre a imagem acima: O artista norte- americano Jean-Michel Basquiat (Brooklyn, Nova Iorque, 22 de dezembro 1960 - Nova Iorque, 12 de agosto de1988) ganhou popularidade primeiro como grafiteiro na sua cidade natal e depois como neoexpressionista. Suas pinturas ainda influenciam muitos artistas e costumam atingir preços altos em leilões de arte (Fonte: Wikipédia)]

RETROSPECTIVA DE UM ANO ULTRACANSADO


Por Miguel do Rosário 

“O ano de 2013 foi curioso para o Brasil. Todos saíram derrotados. A “Globo” perdeu audiência e foi pega sonegando imposto [centenas de milhões]. O PT viu seus melhores quadros serem presos, um deles (justamente aquele mais traumatizado por quatro anos de tortura na ditadura) foi novamente preso e torturado – desta vez, psicologicamente, de forma ainda mais sádica e cruel, por sete ou oito anos. Genoíno sempre repete para os amigos que a tortura moral infligida pela mídia é muito pior do que a tortura física da ditadura; porque vai direto na sua alma.

Os blogs também perderam. Ficaram imprensados entre um governo assustado e a loucura revolucionária (?) das ruas.

As ruas… As ruas também perderam. Depois de mostrar seus enormes pés, as ruas não conseguiram revelar uma cabeça. A lógica do "espetáculo" rapidamente prevaleceu. Tornou-se uma diversão de final de tarde. Os jovens na rua sem saber por que estavam na rua. Os policiais, também perdidos. E o helicóptero da “Globo” sobrevoando e tentando vender audiência. Ao final, incêndios, quebra-quebra e audiência em alta da “Globonews”.

A própria “Mídia Ninja”, que alça os píncaros da fama e ganha ares de ferramenta revolucionária, termina desempenhando o melancólico papel de parasita do caos (ela só ganha audiência se há quebra-quebra, violências e fogo). E o “Fora do Eixo”, entidade por trás da “Mídia Ninja”, se tornou saco de pancadas de 'coxinhas' virtuais.

A imprensa perdeu muito. As ruas foram agressivas contra as mídias tradicionais. Jornalistas eram quase linchados em meio à turba de coxinhas enfurecidos. Quer dizer, nem só coxinhas. Houve cenas épicas, como a de um sujeito que flagrou o repórter da “Globo” forjando um protesto contra a Dilma. O repórter pediu para uma senhora segurar uma placa contra a presidente. Um homem (um sindicalista) viu a cena e protestou contra aquela fraude sem-vergonha, na cara de todo mundo. Foi um boca a boca memorável, que encerrou com o repórter saindo de fininho, sob saraivada de xingamentos e cantorias antimídia. Tudo filmado por um celular.

Aliás, as manifestações de rua tiveram um caráter antimídia que a própria mídia, naturalmente, até hoje trata de esconder com unhas e dentes. A “Globo” pediu desculpas envergonhadas por ter dado “apoio editorial” à ditadura…

Houve protestos de todo o tipo. Foi algo tão grande que é difícil enxergar de perto. Ouvi muita gente caçoar do Arnaldo Jabor que, logo após as primeiras manifestações, declarou que os garotos nas ruas não valiam nem 20 centavos. Dias depois, ele muda totalmente de ideia e começa a tecer loas aos protestos.

Bem, eu não critiquei o Jabor por mudar de ideia. Bem aventurados os capazes de mudar, diria o profeta. O problema está na razão pela qual mudamos, que nem sempre é louvável.

Eu mesmo me portei igual ao Arnaldo Jabor, só que às avessas. Quando ele criticou, eu elogiei. Quando ele passou a elogiar, eu passei a criticar.

Porque aconteceu uma coisa sinistra, que os coxinhas e os “black blocs” não perceberam. Em questão de dias, a mídia se adaptou à nova realidade e iniciou uma estratégia de manipulação que chegou facilmente às ruas. Se a pauta dos protestos era difusa, a “Globo” oferecia a [pauta como] solução para todos os seus problemas. O “foco é a corrupção”, foi o título de um post de Merval Pereira no auge dos protestos. A mídia também conseguiu transformar [como pauta] "a PEC 37", que regulamentava o poder de investigação do Ministério Público [tradicionalmente muito manipulado pelo poder do PGR de engavetar processos contra demos e tucanos], em alvo dos manifestantes. A PEC 33, que impunha limites ao STF, sumiu do mapa...

Com certeza, entre as primeiras e as últimas manifestações, houve reunião emergencial de barões da imprensa e caciques de oposição, provavelmente em alguma sala de luxo no “Instituto Millenium”. Eles tomaram decisões rápidas, o que é a grande vantagem de centros de comando enxutos, unificados e com orçamento infinito. Não estou falando da cúpula do partido comunista chinês, mas do grupinho de endinheirados que domina a mídia brasileira. Duas ou três famílias de banqueiros, três ou quatro famílias donas das principais infraestruturas de mídia no país, e pronto, tem-se um bloco de poder avassalador. O STF é o mais fácil de dominar, porque são poucos [os juízes], mas o neocoronelismo midiático que vivemos alcança todos os setores, com ênfase nas classes A e B, onde figura a elite do serviço público e das empresas privadas.

As ruas, os "coxinhas" e os “black blocs” também perderam. O Congresso se aproveitou da confusão das pautas e não adotou nenhuma delas. Os “black blocs”, depois de usados pela mídia, foram descartados.

E agora, ao final do ano, quando o Senado teria a oportunidade de introduzir pautas progressistas na reforma do Código Penal, o relator Pedro Tacques, o mesmo Pedro Tacques que tanto elogiou a rebelião das ruas – sobretudo quando enxergou nelas um sopro de oposição popular – agora lhes passa uma sórdida rasteira, ao eliminar os poucos avanços que havia no texto. Tacques removeu os avanços em relação ao aborto e às drogas.

A democracia perdeu feio em 2013. Perdeu nas manifestações, quando reprimiu com violência, primeiro; e perdeu quando deixou a coisa rolar frouxa demais, em seguida. Perdeu com o avanço do STF sobre o Legislativo. Perdeu com o bloqueio absoluto imposto pela grande imprensa ao debate sobre a democratização da mídia.

Dilma perdeu. A barbada de 2014 não é mais tão certa. Há variáveis mais complexas e instáveis em ação. Sua aprovação encerra o ano vinte ou mais pontos abaixo do que tinha em seu início.

A oposição perdeu. Aécio Neves conseguiu a incrível proeza de figurar como "um príncipe" na mídia e… cair nas pesquisas. Campos fez algo ainda mais extraordinário: uniu-se a uma campeã eleitoral, que entrou em seu partido e passou a lhe apoiar publicamente e… perdeu intenções de voto (aumentou na primeira pesquisa após sua união com Marina, mas começou a cair em seguida).

O “trensalão”, o helicóptero do pó, a máfia de fiscais da prefeitura, a coisa de repente ficou feia, em termos “éticos”, para a oposição. Seu discurso de vestais ficou ainda mais ridículo e falso do que sempre foi.

Eu também perdi algumas coisas este ano. A virgindade processual, por exemplo. Agora sou um processado por Ali Kamel, o todo-poderoso diretor de jornalismo das “Organizações Globo”, e se perder terei que lhe pagar R$ 41 mil.

Em novembro, sofri meio que um “bullying” político por parte de simpatizantes de “black blocs”, reunidos num auditório na UFRJ. Puseram-me na mesa na condição de blogueiro famoso e “criminalizado”, por causa do processo do Kamel. A meu lado, os parlamentares Jandira Feghali e Jean Wyllys; um advogado da OAB; Mario Augusto Jakobskind, presidente da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da ABI (Associação Brasileira de Imprensa); e um professor que havia passado uns dias num presídio após a polícia lhe prender por varrer a frente da Câmara dos Vereadores.

Eu suspeitei que estava em terreno minado. Afinal, o que já dei de pancada verbal em “black bloc” e coxinhas, não tá no gibi. Eu sou a favor da violência: verbal. E contra violência física. Os “black blocs” são o contrário: são a favor da violência física, mas contra a violência verbal: ninguém pode criticá-los.

Todos falaram, inclusive eu, e ao final uma moça se ergueu para me fazer uma pergunta, pegou um bloco e passou a ler um trecho de um “post” meu de meses atrás.

Eu respondi da forma que pude. Houve um início de gritaria, com minhas amigas me defendendo e outras pessoas me atacando. Até que o Jakobskind pegou o microfone e determinou: “temos que cerrar fileiras em torno desse rapaz (eu), porque ele está enfrentando o maior império de todos!” Jakobskind é um jornalista íntegro e, portanto, antiglobal, até porque ele está lutando para evitar que o candidato da “Globo” vença as próximas eleições da ABI.

Esse é o tipo de enrascada previsível para um blogueiro de opiniões polêmicas. Só lamento não ter dado uma resposta clara e firme à moça, porque ela atacou abaixo da cintura: ela conseguiu catar, como quem cata uma pulga, o erro mais grave que cometi, não no conteúdo, mas na forma como eu expressei uma ideia. Mas ela poderia ter pegado mil outros exemplos. Se há política e confronto, haverá sempre algum radical, à esquerda ou à direita, que não concorda com minhas ideias: e pode ser que ele esteja certo, e eu errado. Eu escrevo diariamente, tanta coisa, e me envolvo em linhas de pensamento sobre as quais preciso meditar com o máximo de urgência. Posso errar, portanto. Eu errei num “post” em que narro um episódio no dia 11 de julho, em que algumas amigas minhas se sentiram intimidadas e agredidas por “black blocs”. Ao final do “post”, eu cometo um sério deslize, ao encerrar o “post” com uma frase deliberadamente vulgar: “se eu vir um mascarado na minha frente, sou capaz de lhe dar um murro”.

É chato. Tantos “posts” intelectualizados, citando latim e teorias políticas, e a pessoa cata uma frase vulgar e brutal presente num “post” escrito com o fígado.

Repito, sou a favor da violência verbal. Acho que a violência verbal integra este universo maior a que alguns chamam liberdade de expressão. Este é um assunto, aliás, no qual sou absolutamente liberal. Tenho que ser, porque, sem liberdade, eu serei o primeiro a me lascar, visto que, por mais que eu procure ser cuidadoso, não tenho controle total sobre meu (mau) humor e meu sarcasmo. A literatura é um vale tudo, e literatura de ficção e literatura política às vezes partilham dos mesmos anseios em termos de iconoclastia, subversão e criatividade sintática.

O ano termina, portanto, com um aspecto terrivelmente cansado, como se não tivesse transcorrido apenas um ano, mas uma década. Tenho a impressão, por isso mesmo, de que todos estão exaustos. Eu me flagrei cometendo errinhos bestas de sintaxe ou lógica em “posts” recentes. Esses feriados de Natal e Ano Novo serão providenciais para mim. O recesso dos poderes públicos nos dá um pouco de paz por alguns dias. Esperemos que a mídia também sossegue. O ano de 2014 promete ser tão ou mais intenso do que este. Copa do Mundo, eleições, além dos momentos finais, talvez os mais encarniçados, do debate sobre a Ação Penal 470. O calor eleitoral reviverá o tema e os esforços canhestros de setores do governo que pretendem “virar a página” darão com os burros n’água. Na verdade, é provável que os marketeiros se mantenham no terreno das platitudes estéticas. O trabalho pesado, a desconstrução sistemática das mentiras diárias da mídia, a luta para não deixar que as injustiças da Ação Penal 470 se consolidem como “fato consumado”, ficará sob responsabilidade, como sempre, de blogueiros duros, processados, destemidos e incansáveis. A diferença é a própria luta de classes, e a dicotomia entre o capital e o trabalho, tanto que, em reunião política no “Barão de Itararé”, discutimos como seria negativo para o Brasil se Dilma obtivesse uma fria e calculista vitória eleitoral, feita por marketeiros, ao invés de apaixonada e libertadora vitória política, conduzida por intelectuais, militantes e blogueiros.

Bem, ao menos não estamos mais totalmente sozinhos. Vários agentes políticos estão se preparando para um embate mais polarizado no ano que vem, e todos que não estarão com a “Globo” estarão com a gente. Da minha parte, construí relações com vários parlamentares, representantes de movimentos sociais e sindicatos, e mesmo com jornalistas da grande imprensa. No ano que vem, estreitaremos laços com mais gente; essa é a vantagem de um ano eleitoral. Em ano eleitoral, a mídia perde o monopólio da conspiração política. Em ano eleitoral, todos viram conspiradores. Todos fazem reuniões com todo mundo. O “vamos conversar” de Aécio Neves é o clichê de todos os candidatos, e isso é muito bom.

Num ano em que quase todos os agentes políticos, à esquerda, à direita, na situação e na oposição, na mídia, nas ruas, nos blogs, saíram derrotados, talvez um só tenha sido vencedor. O povo? O Fluminense?

Bem, vou descansar por uns dias. Tentarei voltar para mais um “post” antes da virada do ano, mas desde logo lhes desejo um feriado tranquilo e votos de um novo ano cheio de realizações, saúde e felicidade.(...)."

FONTE:
escrito pelo jornalista Miguel do Rosário em seu blog “O Cafezinho”  (http://www.ocafezinho.com/2013/12/23/2013-o-ano-das-grandes-derrotas/). [Trechos entre colchetes adicionados por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: