segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Lula ao jornal espanhol “El País”: "2014 SERÁ O ANO DE RECONHECER DILMA"


Do “Brasil 247”

“Em perfil sobre a presidente Dilma Rousseff para o jornal espanhol ‘El País’, que a escolheu como uma das principais lideranças ibero-americanas de 2013, o ex-presidente Lula faz breve histórico de luta da sua sucessora, lembra ação dela em seu governo e destaca pontos positivos da atuação de Dilma como presidente; "Em meio a uma crise mundial, o Brasil da presidente Dilma é o país mais empenhado na luta contra o desemprego", diz. Para o petista, "2014 será um grande ano para o Brasil, pois o país colherá os frutos que a presidente Dilma semeou: a exploração do petróleo na camada do pré-sal; as concessões dos aeroportos, da rede ferroviária e dos portos; os grandes investimentos em educação, saúde e saneamento"

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina o perfil sobre a presidente Dilma Rousseff publicado no jornal espanhol “El País”, que a escolheu como uma das principais lideranças ibero-americanas de 2013. No texto, Lula destaca a luta de Dilma contra a ditadura e lembra seu histórico profissional, citando a participação dela em seu governo. Ele também faz um balanço dos primeiros três anos da gestão Dilma e afirma que 2014 será "um grande ano para o Brasil".

"O país colherá os frutos que a presidente Dilma semeou: a exploração do petróleo na camada do pré-sal; as concessões dos aeroportos, da rede ferroviária e dos portos; os grandes investimentos em educação, saúde e saneamento. Será o ano do reconhecimento da seriedade e da competência dessa mulher brasileira de tanta coragem", afirma.

Abaixo o texto traduzido na íntegra:

DILMA ROUSSEFF, O PODER DA CORAGEM

Lutou desde muito jovem para transformar o Brasil. Na presidência, enfrentou, neste ano, com êxito, os protestos de junho e a espionagem dos Estados Unidos, que ela mesmo sofreu.

Luiz Inácio Lula da Silva

Se tivesse que escolher uma palavra que definisse o caráter da presidente Dilma Rousseff, essa seria “coragem”. Essa companheira lutou desde muito jovem para transformar o Brasil, para melhorar as condições de vida das pessoas mais humildes. Foi perseguida, presa e torturada durante a ditadura, mas nunca abandonou seus ideais. Em uma sociedade acostumada a ver sempre os homens em postos dirigentes, ela foi a primeira mulher Secretária de Finanças do seu Estado, a primeira Ministra de Minas e Energia do Brasil, a primeira Chefe da Casa Civil, a primeira Presidente.

Durante o meu governo, ela reorganizou o setor de energia levando a eletricidade a três milhões de casas nas zonas rurais. Dirigiu o maior programa de infraestrutura de nosso período que garantiu o crescimento econômico com grande inclusão social.

Em seu governo, o país alcançou a cifra de 36 milhões de pessoas resgatadas da miséria absoluta. Em meio a uma crise mundial, o Brasil da presidente Dilma é o país mais empenhado na luta contra o desemprego, que caiu para 5,2%.[agora 4,6%]

2014 será um grande ano para o Brasil, e não só por causa da organização da Copa do Mundo de futebol. O país colherá os frutos que a presidente Dilma semeou: a exploração do petróleo na camada do pré-sal; as concessões dos aeroportos, da rede ferroviária e dos portos; os grandes investimentos em educação, saúde e saneamento. Será o ano do reconhecimento da seriedade e da competência desta mulher brasileira de tanta coragem."

Neste link o texto em espanhol.

FONTE: do jornal online “Brasil 247” (http://www.brasil247.com/pt/247/poder/125331/Lula-ao-El-Pa%C3%ADs-2014-ser%C3%A1-o-ano-de-reconhecer-Dilma.htm).

Nenhum comentário: