domingo, 29 de dezembro de 2013

SUÍÇA ENVIARÁ AO BRASIL DOCUMENTOS COMPROVANDO PROPINODUTO TUCANO


Por Miguel do Rosário

“Tucano é um bicho feliz. Desde 2009 que se suspeita da propina de 1 milhão de dólares recebida por Robson Marinho, conselheiro no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, para aprovar os contratos da Alstom. Mesmo assim, ele continuou firme e forte em seu cargo, sem ser incomodado pela imprensa nem pelo Ministério Público.

Trecho de matéria publicada na “Rede Brasil Atual”, em agosto deste ano:

Em agosto de 2009, a juíza Gabriella Pavlópoulos Spaolonzi, da 13ª Vara da Fazenda Pública da capital paulista, determinou o sequestro de bens do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Robson Marinho, incluindo US$ 1 milhão depositado em contas na Suíça, segundo o Ministério Público paulista. O motivo foi a acusação de recebimento de propina da empresa francesa Alstom por contratos com o Metrô. Marinho negou, mas o MP viu motivos robustos para prosseguir na investigação, que corre em sigilo”.

Mas parece que esse trensalão da alegria, que já rodou muito, pode estar chegando a sua última estação. E não é com “domínio de fato”, nem com provas do tipo: “a literatura assim me permite”, nem com ilações vagas [como “Ausência de provas é, por isso mesmo, a evidência do crime”] . [No propinoduto tucano] é documento, prova física, incontestável.

Segundo reportagem da revista “IstoÉ” deste final de semana, chegarão ao Brasil, nas próximas semanas, documentos suíços comprobatórios da participação de Marinho e de outros tucanos graúdos, como Jorge Fagali Neto, nos esquemas de corrupção e cartel no sistema de trens de São Paulo.

Leia abaixo a íntegra da matéria publicada na edição da revista “IstoÉ” desta semana:

ARQUIVO ALSTOM

“Chegam ao Brasil documentos da Suíça sobre o esquema de corrupção que originou o escândalo do Metrô paulista. São provas de que políticos do PSDB receberam propina da multinacional francesa em troca de contratos na área de energia

Por Pedro Marcondes de Moura, na revista “IstoÉ”.

O PSDB paulista começará 2014 da mesma forma que terminou 2013: enrolado em um escândalo de corrupção. De acordo com promotores e procuradores ouvidos por ISTOÉ, em fevereiro está prevista a chegada ao Brasil de uma leva de documentos até então em posse de autoridades suíças. Eles comprovam, segundo os investigadores, o pagamento de propina pela multinacional francesa Alstom para obtenção de contratos com estatais da área de energia. A papelada inclui registros bancários e movimentações financeiras feitas no país europeu por suspeitos de se beneficiarem do esquema, como Robson Marinho, chefe da Casa Civil durante o governo Covas, e Jorge Fagali Neto, ex-diretor dos Correios do governo Fernando Henrique Cardoso. Até agora, dez pessoas foram indiciadas pela Polícia Federal. Entre elas, está o tucano Andrea Matarazzo, secretário estadual de José Serra e Mário Covas. 


O Ministério Público paulista e o Ministério Público Federal esperam a nova leva de documentos há três anos. Em agosto, quando estavam em vias de ser enviados, Robson Marinho e Fagali Neto ingressaram na Justiça suíça para impedir que as informações sobre suas contas chegassem às mãos dos responsáveis por investigar o caso no Brasil. Recentemente, no entanto, o pedido foi negado. Agora, só falta a autorização do juiz do Tribunal Penal de Bellinzona, na Suíça, para que os papéis desembarquem no País.



Marinho foi alçado por Covas ao cargo de "Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado" (TCE-SP). No exercício da função, teria julgado “regulares” os contratos da Alstom em troca de suborno. Além de viajar com despesas pagas, Marinho recebeu, de acordo com promotores, US$ 1 milhão em propina em uma conta na Suíça, bloqueada pela Justiça. Seu patrimônio é extenso – inclui até uma ilha em Paraty, no Rio de Janeiro. Em uma leva de documentos já enviada, as suas iniciais (RM) aparecem em um memorando da Alstom que identifica os beneficiários da propina. Os indícios de seu envolvimento chamam a atenção. Em um trecho do documento em francês, RM aparece como “ex-secretaire du governeur” ou ex-secretário do governador. Já outro diz que o dinheiro é destinado ao “le tribunal de comptes”, Tribunal de Contas.


(Acusado: O conselheiro do Tribunal de Contas Robson Marinho é investigado por receber propina para aprovar contratos) [Tranquilo na foto, confiante na tradicional blindagem da mídia (de direita) e da Justiça no Brasil]

O desembarque dos documentos deve complicar também a situação de Jorge Fagali Neto. Ex-Secretário de Transportes e diretor dos Correios na gestão FHC, ele é acusado de usar o seu trânsito no tucanato para favorecer a Alstom. Para tanto, recebeu da empresa cerca de 7,5 milhões de euros, no “banco Safdié”, na Suíça. O dinheiro, que está bloqueado, veio de outra conta no país: a “Marília”, aberta sob o número 18.626 no “Multi Commercial Bank”, atual “Leumi Private Bank”. Como ISTOÉ mostrou, ela foi usada para abastecer o esquema. Pelo envolvimento com a máfia do setor elétrico, Fagali foi indiciado pela Polícia Federal por corrupção passiva, entre outros crimes. As informações suíças devem dar mais subsídios às acusações. Irmão do ex-presidente do Metrô na gestão Serra, Fagali é alvo de suspeitas de ter operado também na área de transporte sobre trilhos com a Alstom e também com a multinacional Siemens. E-mails entregues por uma ex-secretária dele ao MP mostram sua proximidade com lobistas, servidores paulistas, políticos e empresas envolvidas no esquema disseminado nas sucessivas gestões do PSDB.”


FONTE: escrito por Miguel do Rosário no blog “Tijolaço”  (http://tijolaco.com.br/blog/?p=12000). [Trecho entre colchetes adicionado por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: