sábado, 28 de dezembro de 2013

BRASIL SE TORNARÁ 5ª MAIOR ECONOMIA DO MUNDO ATÉ 2023, afirma consultoria britânica


Da agência estatal britânica de notícias BBC

CONSULTORIA INGLESA CEBR - "CENTRE FOR ECONOMICS AND BUSINESS RESEARCH" PREVÊ BRASIL COMO 5ª MAIOR ECONOMIA DO MUNDO ATÉ 2023

O Brasil deve se tornar a quinta maior economia do mundo até 2023, atrás apenas de Estados Unidos, China, Japão e Índia, segundo projeções do “Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios” (CEBR, na sigla em inglês).

Naquele ano, de acordo com estimativas da consultoria britânica, a economia brasileira superará a da Grã-Bretanha e da Alemanha.

Atualmente, o Brasil ocupa o sétimo lugar no levantamento do CEBR, que lista os 30 maiores países do mundo pelo tamanho de seu PIB nominal.

Segundo a consultoria, a economia brasileira vai se beneficiar do crescimento da população e do comércio de agricultura, este último impulsionado pelo acordo da “Rodada Doha” da “Organização Mundial do Comércio” (OMC) e pelos alimentos transgênicos.

O estudo destaca que, em 2011, o Brasil já havia superado a Grã-Bretanha, tornando-se a sexta maior economia do mundo, mas perdeu o posto no ano seguinte devido à desvalorização cambial, ao menor crescimento econômico e à elevação das tensões políticas.

Na edição deste ano, diz a consultoria, houve poucas mudanças no ranking.

Recuperada da recessão, a Rússia tirou o oitavo lugar da Itália. Já o Canadá passou a ocupar a décima posição, que até então pertencia à Índia, devido à desvalorização da rúpia.

Na outra ponta da lista, o Irã caiu do 21º para o 30º lugar por causa das sanções econômicas em reação ao programa de enriquecimento nuclear do país. E a África do Sul, que até o ano passado ocupava a 28ª posição, saiu da lista, prejudicada pelo baixo crescimento de sua economia e da desvalorização da moeda local, o rand.

2028

Neste ano, pela primeira vez, a consultoria fez previsões para o comportamento das maiores economias do globo para um período de cinco, dez e quinze anos. Até 2012, o levantamento só dispunha de estimativas para um período de dez anos.

Segundo a CEBR, a China se tornará a maior economia do mundo em 2028, à frente dos Estados Unidos. No mesmo ano, a Índia superará o Japão e se tornará o terceiro país mais rico do globo.

O estudo destaca ainda que, embora a Grã-Bretanha seja ultrapassada pelo Brasil e pela Índia, posicionando-se na sétima posição no levantamento, a economia britânica será, em 2028, apenas 3% menor do que a da Alemanha e deve superá-la para se tornar a maior economia da Europa em 2030.

Com o reposicionamento, a China passaria a liderar o ranking em 2028, seguida por Estados Unidos, Índia, Japão, Brasil, Alemanha, Grã-Bretanha, Rússia, México e Canadá.

FONTE: publicado pela agência estatal britânica de notícias BBC e transcrito no “Jornal GGN”  (http://www.jornalggn.com.br/noticia/brasil-deve-se-tornar-5%C2%AA-maior-economia-do-mundo-ate-2023-afirma-consultoria).

Nenhum comentário: