domingo, 29 de dezembro de 2013

MINISTÉRIO PÚBLICO QUER SABER POR QUE GURGEL (ex-PGR) PROTEGEU AGRIPINO (presidente do DEM)


Do “Brasil 247”


CNMP QUER SABER POR QUE GURGEL [PGR] PROTEGEU AGRIPINO [DEM]

O ‘Conselho Nacional do Ministério Público’ vê, em 'engavetamento' do caso de 'caixa 2' do DEM, prevaricação do ex-procurador-geral da República, Roberto Gurgel.[até agora impune] 

A denúncia contra a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, e o presidente do DEM, Agripino Maia, de financiamento ilegal de campanha, chegou à PGR em 2009, mas foi solenemente ignorada por Gurgel. “Este é um exemplo da controvertida gestão de Roberto Gurgel. Trata-se de falta de clareza de critérios, que faz com que se pense que ele atuava com parcialidade” [partidária], afirma o conselheiro do CNMP Luiz Moreira

O hoje ex-procurador-geral da República, Roberto Gurgel, ganhou notoriedade, durante sua passagem pelo cargo, por sua ávida atuação contra petistas no episódio do "mensalão". No entanto, quando as denúncias que chegavam até ele eram contra figuras de outros partidos, notadamente, os de oposição ao PT, não se percebia a mesma disposição para investigar. O caso que envolve a denúncia de 'caixa 2' do DEM no Rio Grande do Norte é mais um exemplo dessa 'indignação seletiva' de Gurgel.

Denunciado na semana passada pela revista “IstoÉ”, o esquema envolvendo a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e o presidente do partido, senador José Agripino Maia, no financiamento ilegal de campanha, foi ignorado por Gurgel em 2009, ano em que o caso chegou à Procuradoria-Geral da República. Ciarlini e Agripino Maia estão sendo investigados pelo Ministério Público Federal por 'caixa 2' durante a campanha eleitoral de 2006. Em umas das escutas telefônicas captadas pela Polícia Federal, Maia surge questionando a um interlocutor se a parcela de R$ 20 mil – em um total de R$ 60 mil prometidos a determinado aliado – foi repassada. A sequência das ligações revela que não era uma transação convencional. Segundo a investigação do MP, contas pessoais de assessores da campanha eram utilizadas para receber e transferir depósitos não declarados de doadores. Mas tudo isso foi "ignorado" por Gurgel, numa clara atitude de prevaricação.

Diante disso, o “Conselho Nacional do Ministério Público” (CNMP) quer saber por que o ex-procurador-geral Roberto Gurgel não investigou a denúncia. À "IstoÉ", o conselheiro do CNMP Luiz Moreira questionou os motivos que levaram ao arquivamento dos grampos. “Esse é um exemplo da 'controvertida' gestão de Roberto Gurgel”, diz. “Trata-se de falta de clareza de critérios, que faz com que se pense que ele atuava com parcialidade”, complementa. 

Não é a primeira vez que um parlamentar do DEM se beneficia da "vista grossa" de Gurgel. O ex-senador [do DEM] Demóstenes Torres, flagrado em escutas da "operação Vegas" da Polícia Federal, “deixou de ser investigado” pela Procuradoria-Geral da República até a deflagração de outra ação da PF, a “Operação Monte Carlo”, que confirmou a ligação do parlamentar com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, lembra reportagem da revista que chega esta semana às bancas.”

FONTE: do jornal online “Brasil 247”  (http://www.brasil247.com/pt/247/poder/125246/CNMP-quer-saber-por-que-Gurgel-protegeu-Agripino.htm).[Trechos entre colchetes adicionados por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: