quarta-feira, 12 de junho de 2013

“Folha” tucana reconhece: DILMA ESTÁ MELHOR DO QUE LULA E FHC


Do portal “Conversa Afiada” do jornalista Paulo Henrique Amorim (PHA)

JANIO DESMONTA O DATAFALHA

Posição da Dilma é melhor do que a de Lula e FHC no meio do primeiro mandato.

Saiu na “Folha” (*), habitat de notáveis “pesquisólogos”:

OUTRA VISÃO

Por Janio de Freitas


"Há duas inflações: uma real, indesejável, mas suportável, e outra que é originária (no PiG (**) – PHA) de intenções políticas (e Golpistas – PHA)

Os entrevistados e os que escreveram sobre a queda de oito pontos na avaliação positiva de Dilma Rousseff, constatada pelo Datafolha, expõem uma visão peculiar em dois sentidos. Primeiro, e mais importante, no que se pode ter como a unânime (sem os petistas) visão de um significado de extrema força, na perda. Segundo, pela maneira também unânime como a inflação é vista nas avaliações, um fato com consequência política, mas sem antecedente político.

Por um gráfico da “Folha” de segunda-feira (10), via-se que Fernando Henrique chegou aos dois anos e meio do primeiro mandato com avaliação de presidente “ótimo/bom” por 39% dos entrevistados. Lula chegou aos primeiros dois anos e meio do seu governo com avaliação ainda mais baixa, de 36%. E com avaliação de regular e ruim/péssimo altíssima, somados, de 63%, contra sofríveis 58% de Fernando Henrique. 

Mesmo com a perda de oito pontos em idênticos dois anos e meio do seu mandato, Dilma Rousseff ainda recebe 57% de conceito “ótima/boa” presidente. Mais 18 pontos do que Fernando Henrique e 21 acima de Lula. E, na soma dos conceitos “regular e ruim/péssima”, os seus 42% são 16 pontos menores que os de Fernando Henrique e 21 menores que os de Lula.

Ainda uma constatação curiosa: entre o ‘Datafolha’ de março e o de agora, intervalo em que se registra a perda dos oito pontos, a opinião de “regular e ruim/péssima” sobre Dilma aumentou apenas um ponto, de 41% para 42% –na margem de erro, portanto.

Que efeito tiveram aqueles humilhados números de Fernando Henrique e de Lula na busca das respectivas reeleições? Rigorosamente nenhum. Nem mesmo algum efeito dificultante do processo de construção, nos meses seguintes, das duas vitórias.
(…)

As deduções mais negativas correspondem, suponho, ao clima propagado nos meses em que se deu a perda dos oito pontos por Dilma. Pode-se dizer que, nos comentários todos, a inflação é a causa da perda. Ou a principal. A pesquisa contém indício claro nesse sentido. Mas o que a mim parece também claro é que não foi propriamente a inflação “sentida”, foi a inflação “ouvida e lida”. Posta nas cabeças pela artilharia com que os meios de comunicação fazem os índices vizinhos do limite, a tal “meta” estabelecida há meses, parecerem uma explosão inflacionária.”
(…)

Clique aqui para lerDias na Carta analisa o Datafalha” e aqui para lerO próximo passo para o Golpe é levar para o segundo turno”.

Não deixe de votar também na trepidante enquete “Qual a próxima etapa do Golpe ?”.

(*)Folha” é um jornal que não se deve deixar a avó ler, porque publica palavrões. Além disso, Folha é aquele jornal que entrevista Daniel Dantas DEPOIS de condenado e pergunta o que ele achou da investigação; da “ditabranda”; da ficha falsa da Dilma; que veste FHC com o manto de “bom caráter”, porque, depois de 18 anos, reconheceu um filho; que matou o Tuma e depois o ressuscitou; e que é o que é,  porque o dono é o que é; nos anos militares, a Folha emprestava carros de reportagem aos torturadores.

(**) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.” 

FONTE: do portal “Conversa Afiada” do jornalista Paulo Henrique Amorim (PHA)  (http://www.conversaafiada.com.br/politica/2013/06/11/janio-desmonta-o-datafalha/).[Título adicionado por este blog ‘democracia&política’]. 

Nenhum comentário: