domingo, 19 de abril de 2009

SERRA QUER GASTAR DINHEIRO PÚBLICO COM SUA CAMPANHA FORA DE SÃO PAULO

Li hoje no site do jornalista Luis Nassif o seguinte texto sobre reportagem de Clarissa Oliveira e Julia Duailibi, do Estadão:

LEGALIZANDO OS GASTOS A POSTERIORI

PSDB BUSCA AVAL A PUBLICIDADE DA GESTÃO SERRA FORA DE SP

EMENDA DE DEPUTADA TUCANA ALTERA REGRAS E PERMITE AMPLIAR PROPAGANDA ESTADUAL PARA TODO O PAÍS


Uma proposta de emenda à Constituição estadual que altera as regras para gastos do governo com publicidade voltou a ser discutida esta semana na Assembleia Legislativa paulista, mais de um ano depois de ter ido parar na gaveta. O projeto, apresentado inicialmente em 2008 pela deputada Célia Leão (PSDB), poderá dar ao governador de São Paulo, José Serra (PSDB), o direito de realizar propaganda do Estado em todo o País, a título de promoção das atrações turísticas paulistas.

O assunto, levantado na quarta-feira pela deputada em reunião do colégio de líderes da Assembleia, despertou reações na bancada petista antes mesmo de entrar na pauta de votação. Apesar de afirmarem ser favoráveis à propaganda em outros Estados para atrair turistas, deputados do PT dizem ver viés eleitoral na iniciativa da parlamentar, a um ano e meio das eleições de 2010.

Atualmente, a Constituição do Estado veda qualquer tipo de propaganda do governo fora do território paulista - a única exceção se aplica a “empresas que enfrentam concorrência de mercado”. Enquadram-se nesse caso a Sabesp e, até então, a Nossa Caixa, vendida no ano passado ao Banco do Brasil. Ao propor a alteração do artigo 115 da Carta paulista, Célia Leão pretende incluir na lista de exceções a “divulgação destinada a promover o turismo estadual”.

COMENTÁRIO (de Nassif):

“Daí a história do Gesner de Oliveira, presidente da Sabesp e operador do PSDB, de que a Sabesp estava entrando no mercado de consultorias de saneamento em outros estados. Como se consultoria de saneamento - que tem como cliente potencial apenas as empresas de saneamento locais (na maioria dos casos, apenas uma estadual) - demandasse campanha em rede nacional.”

Nenhum comentário: