sábado, 25 de abril de 2009

TUCANOS PLANEJAVAM RETARDAR OBRAS DO PAC, MAS NOTÍCIA VAZOU

Li hoje no site “vermelho” o seguinte texto oriundo do site Midianews.com.br:

“O site matogrossense Midianews.com.br registra que o PSDB estava entabulando o que se pode chamar de "golpe de mestre" em cima do Governo Lula e da candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, à Presidência da República. Segundo o site, a trama foi pensada pelo diretório nacional da sigla, para favorecer Serra ou Aécio em 2010. Mas a notícia vazou e o governo passou a fiscalizar de perto o cumprimento dos prazos das obras do PAC que os tucanos queriam boicotar.

Recentemente, se reuniram em São Paulo, além de dirigentes nacionais do tucanato, os governadores José Serra, de São Paulo (provável candidato a presidente da República), e Aécio Neves, de Minas Gerais (também com chances de ser indicado candidato), além dos prefeitos José Richa (Curitiba) e Wilson Santos (Cuiabá), entre outros, para discutirem o processo eleitoral de 2010.

Durante o jantar, a Executiva Nacional do partido colocou que os prefeitos tucanos deveriam retardar, ao máximo, as obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), empurrando "com a barriga" até dezembro, para, depois, em janeiro, deslanchar de uma só vez todas as obras. Essa estratégia serviria de palanque eleitoral para Serra ou Aécio Neves, tirando o discurso da ministra Dilma Roussef.

Porém, o que os tucanos não esperavam que acontecesse é que a notícia vazasse. E não só vazou como já chegou aos ouvidos da ministra Dilma Roussef, que, imediatamente determinou que fosse apertada a fiscalização em cima de todos os prefeitos, naturalmente, os do PSDB.

A assessoria da ministra confirmou, na segunda-feira (20), via telefone, que o assunto já é de domínio do Palácio do Planalto e que, a partir de agora, não só o cumprimento dos prazos será acompanhado de perto, como também, já há a disposição de tirar do comando das prefeituras e repassar para os governo estaduais o gerenciamento das obras onde ficar demonstrado que as prefeituras não têm poder de gerenciamento.

Dado típico de Cuiabá, já que, até agora, a equipe técnica do município ainda não conseguiu sanar as irregularidades apontadas nos relatórios da Controladoria Geral da União (CGU).

O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, pediu alongamento de prazo para apresentar a documentação exigida, porém isso já pode fazer parte da jogada que o tucanato vinha armando em nível nacional e que deverá ser refutada, agora, que as notícias vazaram.”

Nenhum comentário: