quarta-feira, 22 de abril de 2009

O FIM DO ANTICOMUNISMO

Li ontem na Folha de São Paulo o seguinte artigo de Marcos Nobre:

“Em agosto de 1961, em um único dia, a cidade de Berlim foi dividida por um muro construído pelo governo da Alemanha soviética. Foi um duro golpe para quem ainda acreditava que o socialismo real poderia ser uma alternativa para a humanidade.

Construir muros para impedir que pessoas saiam é sinal de que as coisas vão muito mal.

Um ano antes, os EUA começaram a tomar medidas que levariam a um embargo total contra Cuba, em fevereiro de 1962. Como se fosse pouco, patrocinaram ainda ações militares desastradas para derrubar o regime e arquitetaram sucessivas tentativas de assassinar Fidel Castro.

O muro de Berlim caiu há 20 anos. Por que, afinal, o muro de Cuba só começou a ser desmontado agora?

O anticomunismo foi durante décadas um guarda-chuva que abrigou variadas posições da direita política. Sua tática sempre foi a de infundir o medo em larga escala, em encenar que o "perigo vermelho" estava sempre à espreita.

O medo que sustentava o anticomunismo continuou a ser mobilizado para ganhar eleições e manter programas governamentais conservadores mesmo depois de 1989.

E não deixou de sustentar campanhas bélicas de larga escala. A invasão do Iraque, em começos de 1991, teve por objetivo estratégico estabelecer uma barreira clara contra qualquer possível pretensão expansionista da Rússia pós-comunista na região.

As recentes medidas de Obama para suspender o embargo contra Cuba representam um golpe de misericórdia no anticomunismo, que finalmente caiu de podre, como o muro de Berlim. Só lunáticos ainda acreditam que a ilha caribenha represente uma ameaça ao capitalismo. Ou que a China seja a encarnação do perigo comunista. As disputas com a China são hoje primordialmente comerciais e militares.

Isso não diminui em nada o mérito de Obama -ainda que tenha feito aumentar a dívida histórica do governo de Bill Clinton, que optou pela acomodação com posições conservadoras já caducas. A habilidade de Obama em apresentar Cuba como país indevidamente excluído de um continente foi decisiva para neutralizar qualquer reação residual de setores reacionários. E ensejou uma parceria com os demais países da América Latina -Brasil à frente- de rara felicidade diplomática.

É claro que esse movimento de Obama é também uma resposta às investidas agressivas da China na América Latina, aproveitando as pechinchas da crise e o momentâneo estrangulamento do crédito mundial. Mas isso não muda o fato de que boa parte da direita vai ter de encontrar um novo discurso.

Também no Brasil.”

Nenhum comentário: