terça-feira, 21 de abril de 2009

BRASIL PEDE "AGENDA" PARA MANTER APROXIMAÇÃO AL-EUA

GOVERNO DEFENDE ATENÇÃO ESPECIAL PARA ARGENTINA

Li ontem na Folha de São Paulo o seguinte artigo de Clóvis Rossi, enviado especial da Folha a Port of Spain:

“O governo brasileiro não quer que o bom ambiente que acabou prevalecendo na 5ª Cúpula das Américas fique apenas na retórica e nas boas intenções: Nelson jobim, ministro da Defesa, e Marco Aurélio Garcia, o assessor diplomático do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cobraram de Jim Jones, assessor para Segurança Nacional do presidente dos EUA, Barack Obama, que haja uma sequência objetiva o mais depressa possível.

Sugeriram até um imediato primeiro passo: a criação do que chamaram de "agenda positiva" para as relações entre os EUA e Venezuela e Bolívia, países com os quais há fortes atritos, e até com a Colômbia.

No caso colombiano, o presidente Lula já fez mais de uma gestão em favor de seu colega Álvaro Uribe, cujo relacionamento muito próximo com o governo George Walker Bush lhe criou problemas sérios com o sucessor.

Mas a gestão do governo brasileiro estendeu-se também à Argentina. Marco Aurélio e jobim disseram a Jones que a Argentina deveria ser tratada carinhosamente por ser muito importante para a integração sul-americana.

"Brasil e Argentina funcionam para a integração sul-americana como França e Alemanha funcionaram para a integração europeia", disseram. França e Alemanha foram durante anos o motor da integração europeia.

Mais: jobim e Marco Aurélio disseram que os dois juntos podem até ser insuficientes para empurrar a integração, mas, com os dois separados, a integração não irá a lugar algum.

O encontro com Jim Jones é apenas um detalhe de como o entendimento entre os governos brasileiro e americano deslanchou nesses três meses da gestão Obama. Não que fosse ruim com Bush, como o próprio Lula fez questão de ressaltar na entrevista coletiva que concedeu após a cúpula.

"Sou grato ao comportamento que o presidente Bush teve com o Brasil durante toda a sua gestão e a minha. Foi uma relação democrática e civilizada, entre dois países que se respeitam", afirmou.

Mas acrescentou: "Acho que é possível construir uma relação melhor com Obama".
É o que está ocorrendo.

Houve, aliás, um segundo encontro paralelo entre altos funcionários dos dois lados: Celso Amorim, o chanceler, encontrou-se com Ron Kirk, o chefe do USTr, que é uma espécie de ministério do comércio exterior. Discutiram a Rodada Doha, o projeto de liberalização comercial lançado há oito anos e estancado desde então.

Amorim sugeriu a Kirk que, antes mesmo de concluir o processo de consultas internas sobre a rodada, ouça os principais atores da negociação, que não especificou mas que se sabe serem China, Índia, União Europeia, Japão e Austrália, além do próprio Brasil, é claro.

Nem Jim Jones nem Ron Kirk deram resposta imediata às petições dos funcionários brasileiros, mas a parceria está ganhando contornos mais e mais sólidos.”

Nenhum comentário: