quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

DENÚNCIA DA “GLOBO” ATINGE (sem querer) GRUPO ABRIL (“VEJA”)


LARANJA DO SAINT PETER COMPROU TVA DA "ABRIL"

Do jornal online “Brasil 247”

“EXCLUSIVO: Documentos oficiais mostram que “Grupo Abril” vendeu operações da TVA em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba para o mesmo grupo que comprou, em Brasília, o hotel “Saint Peter”; a “Compor”, que arrematou as concessões de tevê de Giancarlo Civita, é controlada pela “Transpor”; a “Transpor” tem como auxiliar José Euguenio Silva Ritter (à esq.), que vem a ser o 'proprietário' do hotel que ofereceu emprego para José Dirceu, ex-presidente do PT. “Conexão Panamá” tem mesmo coloração ideológica?

Documentos obtidos com exclusividade pelo “247” mostram que dias atrás, mais precisamente em 20 de novembro, o “Grupo Abril” consolidou em última instância a venda das operações da “TVA” em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba – três das principais praças comerciais do Brasil – para nenhuma menos que a “Truston International Inc.” Trata-se, essa empresa, da controladora da “Compor Communications Holding Ltda.” , empresa norte-americana que tem como única acionista a própria “Truston”.

A conexão é importante politicamente, mas, do ponto de vista comercial, não parece ter problemas. Afinal, contou com a aprovação, no dia 20, depois de três anos de processo correndo, do CADE.

A “Compor” é a mesma companhia que foi apontada, em rede nacional, na noite da terça-feira 3 [e quarta-feira 4], no “Jornal Nacional”, da “Rede Globo”, como contratante do auxiliar José Euguenio Silva Ritter. Cidadão panamenho, ele seria o 'laranja' que tornou-se proprietário do hotel “Saint Peter”, em Brasília. Sem provas contra a participação de Dirceu numa insinuada triangulação, a “Globo” associou os personagens para carregar no ar suspeita contra Dirceu.

O hotel, como se sabe, convidou o ex-ministro José Dirceu para trabalhar em suas instalações.

Para que se entendam as implicações da venda da “TVA”, o que se tem é forte suspeita de o “Grupo Abril” lançou mão de uma empresa que usa 'laranjas' para fazer seus negócios. Ao menos, foi assim que Silva Ritter, que trabalha para a “Compor”, no Panamá – por sua vez controlada "por um único acionista, a “Transpor" – foi apresentado no “Jornal Nacional” de ontem. Sendo assim, a “Compor”, de Ritter, pode ser vista, por meio de seu "único" acionista controlador, a “Transpor”, como a companhia que adquiriu, do “Grupo Abril”, o filé mignon da “TVA”.

Na política, a crítica de que o ex-presidente do PT José Dirceu tivera um convite para trabalhar vindo de uma empresa nacional – o hotel “Saint Peter” – controlada por um 'laranja' estrangeiro pode se espalhar. Na mesma medida, chega ao maior grupo editorial do País, numa operação de compra e venda obscura de muito maior vulto.”

FONTE: do jornal online “Brasil 247” (http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/122973/Laranja-do-Saint-Peter-comprou-TVA-da-Abril.htm).

COMPLEMENTAÇÃO

PSDB QUER APURAÇÃO SOBRE DONOS "OCULTOS" DE HOTEL, MAS SE CALA SOBRE OS MESMOS DONOS DA "TVA" DO "GRUPO ABRIL"


                            Semicegueira? Cinismo?

“O senador Alvaro Dias (PSDB-PR), solicitou ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, investigações para identificar "proprietários ocultos" do hotel Saint Peter, de Brasília, que ofereceu emprego ao ex-ministro José Dirceu, condenado na AP 470. "O ‘Jornal Nacional’ fez uma "denúncia da maior gravidade", desenhando os "caminhos da ilegalidade" que levam esse empreendimento hoteleiro a uma "arapuca no Panamá", disse o tucano.

Da Agência Senado

O líder do PSDB, senador Alvaro Dias (PR), solicitou ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a abertura de investigação para permitir a identificação de "proprietários ocultos" do hotel “Saint Peter”, de Brasília. O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu solicitou à Justiça a saída durante o dia da prisão para trabalhar nesse estabelecimento. Na edição de terça-feira (3) [repetida ontem, quarta-feira], o “Jornal Nacional”, da “Rede Globo”, revelou que a empresa dona do hotel tem um "laranja" entre os proprietários.

- “O ‘Jornal Nacional’ fez uma denúncia da maior gravidade, desenhando os caminhos da ilegalidade que levam esse empreendimento hoteleiro a uma arapuca no Panamá” - – disse o líder do PSDB.

Ele fez o apelo durante a discussão de um projeto na reunião de quarta-feira (4) da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Após pedir licença aos colegas para repercutir o assunto, o senador disse que "a denúncia não pode ser ignorada". Ele lembrou que, dias antes, o hotel havia "se aproximado da Papuda", a penitenciária onde Dirceu cumpre pena em decorrência do chamado processo do mensalão.

Alvaro Dias também recordou manifestação do ministro da Justiça em audiência na última terça-feira no Senado, De acordo com o senador, Cardozo foi recebido com "honras" e, na ocasião, ao tratar do chamado "caso Siemens", disse que não era um "engavetador e sim um desengavetador", em referência às providências que tomou para que a denúncia fosse investigada pela Polícia Federal.

- “Com o espírito de desengavetador, nós esperamos que o Ministério da Justiça possa instaurar todos os procedimentos para uma investigação rigorosa, que possa nos levar ao esclarecimento do mistério da arquitetura dessa ilegalidade visível” – afirmou.

Com apoio de especialistas à investigação”, conforme o senador, “o ministro não terá dificuldades para chegar aos reais proprietários do hotel.

[OBS deste blog ‘democracia&política’: por ignorância ou cinismo, o senador Alvaro Dias/PSDB omitiu o seguinte: a denúncia da “Globo” e o seu pedido de “investigação rigorosa” inevitavelmente abrangem (na por ele citada negociata com “uma arapuca no Panamá”) também rigorosa investigação do maior grupo editorial do País (“Grupo Abril”, da “Veja” e “TVA”). A "Abril" incorreu em idêntica operação de compra e venda obscura de muitíssimo maior vulto e para o mesmo "laranja" panamenho. Usando a análise do senador, o “Grupo Abril” "se aproximou da Papuda". Vejamos os desdobramentos para ver se há ou não mau-caratismo da mídia e dos tucanos e se os ministros do STF que já apoiaram em público a "Globo" são realmente "isentos", não-partidários...].

FONTE: jornal online “Brasil 247”  (http://www.brasil247.com/pt/247/parana247/122939/Dias-quer-apura%C3%A7%C3%A3o-sobre-donos-ocultos-de-hotel.htm). [Trecho entre colchetes adicionado por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: