sexta-feira, 7 de junho de 2013

PARA QUEM NÃO CRÊ NO “TERROR ECONÔMICO”

Por Fernando Brito

“A gente é tão bombardeado pela mídia com notícias catastróficas sobre a economia brasileira que, quando alguém diz que não há desastre algum, ficam achando que é algum “bobinho” ou governista fanático tentando “dourar a pílula econômica”.

Pois, afinal, até o presidente do Banco Central entra no coro da inflação alta e aumenta os juros, não é?

Ontem mesmo, os jornais anunciaram que, acima do que era esperado, IGP-DI subiu 0,32% em maio, após queda em abril, informa FGV.

Mas o que isso quer dizer? Ou melhor, o que não se quer dizer?

Primeiro, que esse índice está assim exclusivamente porque o custo da construção civil subiu 2,25%, puxado pela alta de 3,77% no preço da mão de obra. Porque os preços no atacado ficaram estáveis (+0,01%) e os do varejo subiram menos que no mês anterior, passando de 0,52% para 0,32%.

Segundo, que esse índice, no acumulado em 12 meses, substitui um de maio de 2012, que era de 0,91%. Portanto, no cálculo da inflação anual, sai 0,91% e entra 0,32%. Uma bela baixa, que deixa a série do acumulado assim: janeiro – 8,11%; fevereiro – 8,24%; março – 7,97%; abril – 6,83% e, finalmente, maio – 6,2%.

Isso é uma “disparada inflacionária”?

Ou será que a “Fundação Getúlio Vargas” virou um órgão governista?

“Ah, mas a inflação ao consumidor está subindo, porque o IGP pega outros setores da economia…”

Perfeitamente, vamos ver então o acumulado em 12 meses do “Índice de Preços ao Consumidor” da FGV, no gráfico menor.

Ué, cadê a disparada?

Todos esses dados estão no ‘release’ distribuído pela instituição, aqui e aqui.

Vejam, ninguém diz que não há inflação, porque há. Mas daí a dizer que ela está subindo explosivamente, há anos-luz de diferença.

De diferença ou de má-vontade, como disseram quarta-feira os alemães do “Deutsche Bank”.

Porque, com a pachorra de fazer um graficozinho no Excel – tem uma colunista que ama gráficos – dá pra ver, sem dúvida alguma, que não tem “disparada da inflação”.

O que subiu, sim, em nome disso, foi o dinheiro que eu, você, o Governo e o Brasil pagam à turma do terrorismo econômico.”


FONTE: escrito por Fernando Brito em seu blog “Tijolaço”  (http://www.tijolaco.com.br/index.php/para-quem-nao-cre-no-terror-economico/).

Nenhum comentário: