quarta-feira, 31 de julho de 2013

CONFIAR NOS MÉDICOS BRASILEIROS?

"Você confiaria em um médico que "erra" seu próprio CRM? E em quem cometeria falsidade ideológica?

Se os médicos empresários e marajás que querem boicotar o programa "mais médicos" quisessem dar um tiro no pé, não poderiam ter feito melhor.

Do total de 18.450 médicos inscritos, 7.278 permaneceram com CRMs inválidos (CRM é o número da identidade do médico no registro profissional do Conselho Regional de Medicina). Eram 8.307 na sexta-feira. Na segunda-feira, finalizado o prazo para correção, só 1.039 haviam corrigido.

Só 3.891 médicos brasileiros apresentaram no prazo a documentação exigida para confirmar a inscrição.

Errar o número do CRM para um médico é algo tão primário como errar o CPF ao abrir uma conta em banco. Quase ninguém, em sã consciência e de boa fé, erra. Os poucos casos que erram, corrigem.

O número elevadíssimo de CRM's informados errados depõe contra a imagem desses médicos (claro que não podemos generalizar, pois existem muitos médicos decentes que reprovam essas más condutas). 

Afinal, só se pode chegar às seguintes conclusões:

1) Esses médicos se inscreveram de molecagem, para tumultuar. Obviamente, isso é uma tremenda falta de caráter, além de crime de falsidade ideológica. Os Conselhos de Medicina, se tiverem vergonha na cara, deveriam punir com rigor esse tipo de médico, em vez de defendê-los.

2) Será que quase metade dos médicos brasileiros seria "analfabeto funcional", a ponto de não saber preencher um formulário de inscrição corretamente?

3) Será que outros seriam "analfabetos" ou "descuidados" por não saberem ler os termos do programa antes de se inscreverem, escolherem seis opções de cidade, para depois dizer que desistiram por causa dos termos do programa?

4) Ou seriam muito "distraídos", a ponto de se "enganarem" com o número de seu próprio CRM?

Em qualquer dos casos, não daria para confiar num diagnóstico ou numa receita de um médico desses. Afinal, quem "erra" até o próprio CRM, por que não erraria um diagnóstico ou uma prescrição?

Ainda bem que não apresentaram a documentação e não serão contratados, para o bem da saúde dos pacientes do SUS. Os pacientes atendidos na rede privada que se cuidem, para saberem por qual tipo de médico estão sendo atendidos.

No dia em que foram abertas inscrições no programa "Mais médicos", o Ministério da Saúde recebeu denúncias de que estaria havendo inscrições de médicos não interessados, apenas para desistirem depois, de forma a sabotar e atrasar a contratação. A Polícia Federal instaurou inquérito para apurar denúncias que circularam nas redes sociais incentivando a inscrição por molecagem.

Por tudo isso, parabéns aos 3.891 médicos brasileiros que entregaram com seriedade a documentação exigida, e bem-vindos os futuros médicos estrangeiros, que querem trabalhar no SUS e atender à população que não pode pagar aos "médicos empresários" dos planos de saúde privados que, além de já terem a clientela mais rica, ainda querem impedir pacientes pobres, que não podem pagar, de terem acesso ao atendimento médico pelo SUS.

Essa conduta acende o alarme de alerta de que há algo muito errado com certa medicina privada no Brasil (de novo, sem generalizar). Se há tanta gente que faz isso com um mero cadastro de inscrição, o que não poderia fazer nas infames fraudes em convênios com o SUS que sangram os cofres públicos?

Em tempo: 766 médicos estrangeiros (com diploma obtido no exterior), também completaram a inscrição. A próxima seleção do programa será aberta no dia 15 de agosto, para preencher as vagas que ainda não estiverem preenchidas. A preferência tem sido para médicos brasileiros. Os estrangeiros só são chamados após os brasileiros não se interessarem.”

FONTE: blog “Os amigos do Presidente Lula”   (http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2013/07/voce-confiaria-em-um-medico-que-erra.html).

Nenhum comentário: