domingo, 28 de julho de 2013

INADIMPLÊNCIA ATINGE MENOR PATAMAR DESDE 2011

Do Jornal GGN

“A inadimplência do sistema financeiro, referente aos atrasos superiores a noventa dias, declinou 0,2 ponto no mês e 0,4 ponto em doze meses, correspondendo a 3,4% do saldo total dos créditos com recursos livres e direcionados, seu menor nível desde julho de 2011.

No índice relativo a pessoas físicas, houve redução de 0,3 ponto percentual no mês, levando o índice para 5%, com destaque para as quedas referentes às modalidades cartão de crédito rotativo e parcelado. Nos créditos a pessoas jurídicas, a taxa de inadimplência recuou 0,2 ponto, para 2,1%, refletindo a redução referente aos empréstimos de capital de giro.

O spread bancário geral (diferença entre o que os bancos pagam na captação de recursos e o que é cobrado na concessão de empréstimos) das operações de crédito do sistema financeiro recuou 0,4 ponto percentual no mês de junho, chegando a 10,9 pontos percentuais, o menor patamar da série iniciada em março de 2011.

A redução refletiu a elevação do custo de captação em percentual superior à elevação das taxas de aplicação e resultou do recuo de 0,5 ponto no indicador relativo ao crédito livre, que alcançou 16,7 ponto percentuais, e da elevação de 0,1 ponto no spread relativo aos créditos direcionados, situado em 2,6 ponto percentual.

A taxa média de juros do crédito no sistema financeiro (incluindo operações com recursos livres e direcionados) chegou a 18,5% no mês de junho, resultado 0,4 ponto percentual acima do registrado no mês anterior, mas com redução de 1,6 ponto percentual nos últimos 12 meses, segundo dados divulgados pelo Banco Central.

A variação registrada no mês influenciou o aumento de 0,7 ponto na taxa referente ao crédito livre e de 0,2 ponto nas operações com recursos direcionados, enquanto a comparação anual aponta reduções respectivas de 0,6 ponto e de 1,5 ponto percentual.

A média vigente nas operações voltadas a pessoas físicas atingiu 24,3% no mês, após aumento de 0,3 ponto percentual no mês, puxado pelo aumento de 0,7 ponto no custo médio do crédito livre, notadamente em crédito pessoal não consignado e crédito renegociado. Nas operações com recursos direcionados, a taxa ficou estável em 6,7% ao ano.

Quanto ao crédito para as empresas, a taxa média de juros situou-se em 14%, após elevação mensal de 0,5 ponto percentual. A taxa das operações com recursos livres subiu 0,8 ponto, atingindo 19,3%, destacando-se elevações em capital de giro e financiamento a exportações.

No segmento direcionado, o aumento de 0,4 ponto percentual, para 7,4%, refletiu a alta nas taxas médias relativas aos financiamentos com recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).”


FONTE: Jornal GGN  (http://www.jornalggn.com.br/blog/inadimplencia-atinge-menor-patamar-desde-2011). [Imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: