quinta-feira, 18 de julho de 2013

ISRAEL TESTA NOVO MÍSSIL BALÍSTICO COM CAPACIDADE NUCLEAR

O exército israelense testou na sexta-feira passada (12) um novo míssil balístico de longo alcance, capaz de transportar uma ogiva nuclear, química ou biológica. 

O exército descreveu esse lançamento, que se realizou a partir da base de Palmajim na costa mediterrânea, como um teste para avaliar o sistema de propulsão desse foguete.

A mídia israelense, citando analistas, afirmou que esse teste muito provavelmente tem relação com o sistema de mísseis balísticos Jericó do regime de Tel Aviv. 

Segundo os especialistas, a versão mais moderna do sistema, Jericó III, tem alcance de entre 5000 e 11.000 quilômetros e pode transportar ogivas de até uma tonelada. A última prova de um míssil Jericó III foi realizada em novembro de 2011. 

Cabe mencionar que, em 2008, o exército israelense também testou outro míssil balístico de longo alcance, ameaçando atacar o Irã. 

Amplamente, acredita-se que o regime de Tel Aviv é o único possuidor de armas nucleares no Oriente Médio. Esse regime que segundo estimativas mantém armazenadas em seus arsenais entre 200 e 400 ogivas nucleares, nunca negou nem confirmou a posse de armas de destruição em massa, sob sua política da chamada ambiguidade nuclear. 

Igualmente, Israel é o único país no Oriente Medio que nunca permitiu aos inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) verificar suas instalações nucleares e sempre evitou assinar o Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP).” 

FONTE: publicado no “Hispan TV” e transcrito no portal “Vermelho”  (
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=218488&id_secao=9). [Imagens do Google adicionadas por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: