domingo, 28 de julho de 2013

POR QUE ALCKMIN É TÃO BLINDADO PELA MÍDIA?

Do jornal “Brasil 247”

“Nas duas últimas semanas, a revista ISTOÉ dedicou capas ao escândalo do metrô de São Paulo. Na primeira, obteve o depoimento de um ex-funcionário da Siemens, que revelou como era paga a propina nos governos tucanos. Na mais recente, revela o superfaturamento de R$ 425 milhões. Sabe quantos segundos esse assunto mereceu no “Jornal Nacional”? Ou quantas linhas ganhou no “Estado de S. Paulo” ou mesmo na “Folha”, a primeira a revelar o caso Siemens? Zero. Por que será?

Duas semanas atrás, no dia 14 de julho, a “Folha de S. Paulo” revelou ao País o chamado "caso Siemens". De acordo com a reportagem, a empresa denunciou um cartel na venda de equipamentos ao metrô, do qual ela própria fazia parte, e aceitou um acordo de delação premiada, para reduzir suas penalidades (leia mais aqui).

Nos dias que se seguiram, a “Folha”, curiosamente, tirou seu time de campo e praticamente não voltou ao assunto.

No fim de semana passado, a revista ISTOÉ, da Editora Três, dedicou sua primeira capa ao tema. A publicação obteve o depoimento de um ex-funcionário da Siemens, que revelou até o nome da empresa que recolhia a propina, chamada MGE, que dizia agir em nome dos governos tucanos (leia aqui).

A contrapartida da propina, naturalmente, era a possibilidade de vender os equipamentos a um preço mais alto. Neste fim de semana, a nova capa de ISTOÉ sobre o tema aponta superfaturamentos de até R$ 425 milhões no metrô de São Paulo (o suficiente para vários mensalões) (leia aqui).

Dito isso, algumas questões intrigantes:

1) por que a “Folha” não voltou ao assunto?
2) por que jornais concorrentes, como “Estado” ou “Globo”, não decidiram apurar o caso Siemens?
3) por que o “Jornal Nacional” não dedicou nenhum mísero segundo ao tema?

Cada veículo de comunicação adota seus próprios critérios. Mas o fato é que Geraldo Alckmin, ao menos junto à chamada "grande imprensa", conseguiu se blindar. Por que será?”


Nenhum comentário: