terça-feira, 23 de julho de 2013

MANIFESTAÇÕES LEVARAM À DIREITA AO LEBLON


Capa da "Revista de Domingo", da "Globo", do dia 14/07/2013, tentando faturar em cima das manifestações

Do Blog “Cafezinho”: o bairro do Leblon votou em ‘Cerra’. Logo, é a favor da privatização da Petrobrax.

O portal “Conversa Afiada” republicou artigo do Miguel do Rosário, que detonou a “Globo”, organizou a pioneira manifestação na porta da “Globo” e conhece as manhas da Big House:

O BRASIL MELHOROU APÓS AS MANIFESTAÇÕES?

UMA CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE 

É duro constatar, mas acho que as manifestações pioraram o Brasil. Ficamos mais conservadores, mais violentos, mais condescendentes com saques e depredações. A direita ficou mais próxima de voltar ao poder. O Brasil não melhorou em nada. Por isso, a mídia está tão eufórica com as manifestações, chamando-as de “pacíficas” mesmo que seus carros estejam sendo incendiados, as fachadas de seus prédios depredadas, seus repórteres obrigados a cobrir os eventos do alto de helicópteros ou de cima de prédios.

Nem em situações de guerra, vimos repórteres tão precavidos com sua segurança. Mas as manifestações continuam sendo descritas como “pacíficas” e o vandalismo como “coisa de uma minoria” ou de “infiltrados”.

Não são infiltrados. Eles fazem companhia aos manifestantes desde o início das passeatas. Gritam com eles, fazem sua “segurança” e expulsam aqueles que não consideram “adequados” à estética do protesto: movimentos sociais, sindicatos, partidos etc. Quando o protesto chega ao fim, a testosterona da playboyzada acostumada a filmes de destruição e videogames violentos fala mais alto e todos partem para o quebra-quebra. E no dia seguinte, “intelectuais” justificam os saques dizendo que os saqueadores “nos representam, são os únicos que nos representam”, conforme disse Francisco Bosco.

Enquanto isso, os homens de “bem” dizem que “apoiam as manifestações”, que “o Brasil precisa mudar”. Mas ninguém percebe que o pacto democrático implica em que as mudanças devem ser discutidas com toda a sociedade, e realizadas mediante instrumentos democráticos e pacíficos. Até porque, em caso contrário, voltamos à barbárie em que aqueles que falam mais alto, têm mais músculos e são ricos o suficiente para pagar bons advogados, serão os todo-poderosos das manifestações e da política.

Por mais que os instrumentos democráticos sejam demorados, são os mais seguros, prudentes, e que nos afastam de situações de guerra social. Adotaremos modelos de guerra civil da África Sub-Saahariana?

Se as depredações são “justificadas”, o que vem em seguida? Assassinatos e linchamentos dos donos dessas lojas? Restarauntes serão invadidos por “manifestantes” enfurecidos e seus clientes espancados? Aí ninguém mais vem ao Brasil, ninguém mais investe em nosso país, o desemprego aumenta, e tudo desanda. A economia precisa de estabilidade e um mínimo de paz social para se desenvolver.

Algumas revoluções são lindas, mas só quando absolutamente necessárias e inevitáveis. Revolução conduzida por jovens mascarados de classe média alta, filhos da elite mais reacionária do país, ninguém merece.

Temos assistido um ataque às instituições e aos valores democráticos. Em tempos de simulacro e midiatização de tudo, as pessoas assistem ao quebra-quebra como quem vê filmes. Mas milhões estão sofrendo transtornos. As polícias estão sendo pressionadas psicologicamente muito além do limite razoável. No Leblon, assistimos vídeos (eu assisti) com centenas de playboys humilhando um PM que passava pelo meio da multidão. Quem mora em grande cidade, já viu essa cena antes.

Há alguma coisa estranha no ar. Não queria ser paranóico. Mas neste momento de delírio coletivo, talvez seja a hora de sê-lo. E vamos tentar chamar as pessoas à razão.

As pessoas estão desenvolvendo um ódio irracional à política e aos políticos. Qual a razão do ódio súbito a Sergio Cabral? Porque “privatizou” o Maracanã? Porque está tocando as obras da Copa? Ora, não dá para entender. Num lugar, protestam porque o Estado gastou com a construção de um estádio; no outro, porque entregou ao setor privado. O Leblon antiCabral sempre foi o lugar que mais concentra defensores da privatização, e não do Maracanã, mas de empresas estratégicas, como Petrobrás, Banco do Brasil e Vale do Rio Doce. O Leblon carioca votou em Serra.

Entendo perfeitamente que não gostem de Cabral. Mas se organizem para eleger outro candidato. O que estamos vendo é a emergência da velha classe média favorável a soluções de força, e irritada com os resultados de eleições limpas.”



FONTE: artigo do Miguel do Rosário no seu blog “Cafezinho”. Transcrito no portal “Conversa Afiada”  (http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2013/07/22/manifestacoes-levaram-a-direita-ao-leblon/).

Nenhum comentário: